AARB notícias

Entidades da certificação digital promovem encontros com o objetivo de discutir novos rumos para o setor

Os presidentes da AARB Edmar Araújo e do ITI Marcelo Buz durante workshop realizado em São Paulo

AARB, ANCD e Ancert se engajam para, com o poder público, incentivar o uso da identidade digital e desburocratizar a economia do país

Por Fernando Olivan

Há alguns meses as entidades que representam o mercado de certificação nacional têm intensificado as discussões do setor em encontros com parlamentares, empresários e a sociedade. As associações nacionais das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), de Certificação Digital (ANCD) e de Autoridades de Certificação Digital (ANCert) vem realizando eventos com a presença do mercado e do poder público, em especial do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, para dirimir dúvidas e divulgar as novas regras da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil regulamentadas pela Resolução nº 151 , de 30 de maio de 2019.

Entre os encontros destaca-se o workshop promovido pela AARB em julho, que reuniu cerca de 400 pessoas em São Paulo. Na ocasião o diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz, destacou a sinergia entre o órgão e as entidades representativas e lembrou a necessidade de simplificar a rotina das empresas e da população através da digitalização. “Esta é a missão: colocar um certificado digital na mão de cada brasileiro economicamente ativo”, disse.

Segundo o presidente-executivo da AARB, entidade que representa as Autoridades de Registro da Certificação Digital de todo o país, Edmar Araújo, a Associação tem se mostrado madura para a interlocução entre governo e empresariado. “A AARB vem cumprindo o papel de mediar importantes debates e disseminar a cultura ICP-Brasil àquelas Autoridades de Registro distantes dos grandes centros. Temos difundido nossas ações por meio de visitas presenciais e informações disponibilizadas em nossos canais de comunicação, bem como em reuniões virtuais com nossos associados”.

ANCD

A ANCD hoje representa as empresas que têm um papel de grande importância desde que se estabeleceu a certificação digital no Brasil. Uma das iniciativas da entidade, em conjunto com a deputada federal Ângela Amin (PP/SC), vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, foi a homenagem em sessão solene na Câmara dos Deputados pelos 18 anos da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

“Atuamos no sentido de fortalecer a certificação digital e nesse intuito poder contar com as demais entidades do segmento é muito importante, da mesma forma que o apoio de parlamentares conscientes da relevância do tema permite que formulemos políticas mais duradouras e que ajustes ocorram sempre dentro de um ambiente de diálogo pleno”, diz o presidente da ANCD Egon Shaden Júnior. Recentemente a Associação recebeu a adesão da CACB e do Instituto FENACON, duas entidades setoriais respeitadas que defendem a digitalização do país com a segurança da informação necessária.

ANCert

Renan Sousa, presidente da ANCert, acredita que a união das entidades representativas é fator essencial para que os interesses do setor sejam bem conduzidos, não só no Congresso Nacional, mas também em outros órgãos e entidades que possam de alguma forma estar ligados a ICP Brasil.

“A ANCert têm trabalhado ativamente para poder apoiar o ITI permitindo a autarquia estar mais próxima da realidade das ARs e assim tomar decisões assertivas em relação a atuação. O apoio do Congresso Nacional é de fundamental importância para a disseminação da certificação digital no país. É necessário que haja diálogo constante entre o setor e o Congresso para que este possa estar atento a iniciativas legislativas de cunho tacanho, como algumas que temos observadas recentemente”, diz Sousa.

Abaixo algumas iniciativas das entidades e do poder público.

SUCESSO DE PÚBLICO DO WORKSHOP AARB REFLETE A IMPORTÂNCIA DAS MUDANÇAS NA ICP-BRASIL

CERTIFICAÇÃO DIGITAL ICP-BRASIL TERÁ BANCADA DE APOIO NO CONGRESSO NACIONAL

ICP-BRASIL É HOMENAGEADA EM SESSÃO SOLENE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

PROJETOS DE ACESSO AO CERTIFICADO DIGITAL ICP-BRASIL SÃO APRESENTADOS AO MINISTÉRIO DA ECONOMIA

EVENTO NA ACSP DEBATE EXPANSÃO DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL

2º INTEGRA BRASIL DIGITAL REÚNE MAIS DE 200 PARTICIPANTES PARA DEBATES SOBRE CERTIFICAÇÃO DIGITAL, DIREITO E TECNOLOGIA

DEPUTADO EDIO CONHECE TRABALHO REALIZADO PELO INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

3º ENCONTRO DE ACS DEBATE ESTRATÉGIAS PARA INCREMENTAR A EMISSÃO DOS CERTIFICADOS DIGITAIS

MINISTÉRIO DA ECONOMIA SUPERA 80% DE DIGITALIZAÇÃO DE SERVIÇOS

AARB VISITA CENTRO DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL DO ITI

PRESIDENTE DA FENACON CUMPRE AGENDA SOBRE DESBUROCRATIZAÇÃO NA CÂMARA

ITI E ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS SE ALIAM PARA FORTALECIMENTO DO SETOR

Fotos: Agência Câmara e Divulgação

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One