AARB notícias

Secretaria de Governo Digital atende pleito da AARB

Ajustes na plataforma Gov.br eram necessários devido ao acesso de dados sensíveis com e-CNPJ

Reprodução

Em reunião com o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, ocorrida no dia 12 de setembro, em Brasília, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) e a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) apontaram a necessidade de aprimoramento dos acessos ao portal Gov.br, plataforma digital de relacionamento do cidadão com o governo federal.

Segundo as entidades, ao acessar a plataforma via certificado digital pessoa jurídica era possível acessar dados sensíveis das pessoas físicas titulares da empresa. “A AARB identificou esta necessidade de aprimoramento para adequações de segurança de dados à luz da LGPD”, aponta o presidente-executivo da Associação, Jorge Prates.

Em resposta, a Diretoria de Identidade Digital da Secretaria de Governo Digital disse que foi feito o ajuste na plataforma Gov.br, de forma a não mais permitir o acesso a estes dados pessoais (leia abaixo).

“Seguindo sua linha de trabalho propositiva, a AARB verificou uma necessidade de aprimoramento no Gov.br através de acessos com certificado digital e o Governo promoveu as implementações necessárias, acatando a sugestão da AARB e assim conferiu mais segurança na plataforma. O trabalho da Associação, juntamente aos órgãos e demais associações do mercado, visa a construção de um mundo mais digital, seguro e inclusivo”, diz Prates

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One