Notícias

Prefeitura de Concórdia torna análise e aprovação de projetos totalmente digital também com a Vigilância Sanitária

Análise e a vistoria do projeto sanitário estará incluso no processo de aprovação para construção

Por Ederson Vilas Boas

Passa de 110 o número de protocolos digitais de consulta prévia e aprovação de projetos deste o início do ano. Desde meados de setembro de 2019, os profissionais da área da construção civil já vêm encaminhando projetos arquitetônicos para análise e aprovação online.

Diante dum processo mais fácil, mais transparente e mais ágil, a prefeitura, por meio da Assessoria de Planejamento e da vigilância sanitária, incrementaram o sistema. A ferramenta que já está disponível no site (concordia.atende.net) agora engloba a análise e a vistoria do projeto sanitário também.

Processos iniciados a partir de 15 de janeiro deste ano já vão possuir mais esta facilidade, sem necessidade de deslocamento até a vigilância sanitária ou mesmo entrega de material impresso. A aprovação dos dois projetos (arquitetônico e sanitário) será feito totalmente pela internet em qualquer horário e em um único protocolo.

A partir de agora quem protocolar seu pedido de construção, ampliação ou reforma vai encaminhar toda a parte de aprovação e habite-se do projeto sanitário digitalmente. Assim como já acontece com o projeto arquitetônico, todas as taxas e solicitações da parte da vigilância sanitária será via sistema, por meio de um fluxo interativo e online.

O serviço que iniciou com a consulta prévia e a emissão de taxas online atualmente conta todo o trâmite digital, com a novidade da inclusão da vigilância sanitária. O processo trará uma série de benefícios, pois não há necessidade do profissional vir em horário de expediente até a prefeitura e também nem ir até a vigilância sanitária, podendo fazer os encaminhamentos em qualquer dia e horário, além de pagar as taxas por transferências online, fora dos horários bancários.

A aprovação digital também dispensa as plantas impressas dos projetos, que gera economia de tempo, dinheiro e papel, pois entre correções e adequações eram feitas várias cópias até a versão final. Outra vantagem é que o projeto vai tramitar entre os setores da prefeitura e da vigilância sanitária armazenando ambos em um único processo, de forma integrada e tudo digitalmente. Com o número do protocolo e o identificador o proprietário vai poder analisar o tramite do seu processo inclusive o que depender da vigilância sanitária e requerente acompanhar e interagir em tempo real com todo o fluxo.

Fonte: Lana Correa Pinheiro – Prefeitura de Concórdia

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One