Notícias

Governo do Estado vai digitalizar e integrar os serviços de todos os órgãos públicos do Piauí

Divulgação Jucepi
Na quinta-feira (28/04), a governadora Regina Sousa recebeu a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, e representantes da Investe Piauí, Corpo de Bombeiros, ATI e outros órgãos estaduais para discutir a integração de diversos serviços públicos num único portal na internet. 
 
A presidente Alzenir Porto explica que digitalização da administração estadual é uma continuação do programa Piauí Digital que revolucionou a Junta Comercial, agilizando a abertura de novas empresas, reduzindo a burocracia e realizando a integração entre vários órgãos públicos necessários a abertura de novos negócios. “Já conseguimos automatizar análises de aberturas de empresas de baixo risco e outros serviços em que tudo é feito pela máquina, sem a necessidade de um analista humano”, comenta.
 
A governadora Regina Sousa explica que a integração de todos os órgãos em um único sistema vai facilitar o acesso pelos usuários. “Alguns já estão avançados. O Corpo de Bombeiros triplicou a arrecadação só por já estar integrado no sistema”, comentou a governadora.
 
A digitalização dos órgãos estaduais faz parte da implantação da segunda fase do Piauí Digital e é realizada em parceria com a Agência Investe Piauí. “Uma das principais ações é a transformação digital do ambiente de negócios do Piauí. Já iniciamos um amplo processo de informatização das secretarias e vamos avançar para outras. Haverá uma integração entre todas elas, por meio de uma plataforma centrada na experiência do usuário e do empreendedor”, explica o diretor da Agência Investe Piauí, Vitor Hugo.
 
Esse processo de digitalização dos serviços é baseado no modelo existente na Estônia, considerado o país mais digital do mundo. Uma delegação do Piauí viajará ao país europeu em maio para conhecer a tecnologia local e transferi-la ao Piauí por meio de uma cooperação técnica.
 
Fonte: Junta Comercial do Estado do Piauí – Jucepi

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One