AARB notícias

AARB participa de reunião sobre a estratégia de Governo Digital

Encontro no Ministério da Economia traçou planos para a transformação digital dos serviços públicos federais

Na tarde desta segunda-feira (22/06) o presidente-executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) Edmar Araújo participou de reunião no Ministério da Economia, em Brasília, com o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital Paulo Uebel, e o Secretário de Governo Digital Luis Felipe Salim, onde foi apresentada a Estratégia de Governo Digital 2020-2022.

Durante o encontro, entre outros temas, foi abordada a Medida Provisória 983, de 16 de junho de 2020, que amplia o sistema de assinaturas digitais na relação dos cidadãos com o Estado.

“Acreditamos que a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil será uma ferramenta importante neste processo de transformação digital, porque é ela que vai continuar a assegurar que as pessoas exerçam cidadania digital ao se autenticarem na rede. O Governo que ser um grande provedor de serviços digitais e nós vamos colaborar naquilo que nos couber, especialmente nas aplicações que por força de lei utilizam certificados ICP-Brasil”, disse Edmar Araújo.

“Ficamos felizes por participar deste processo e intermediar este debate. Queremos colaborar para que o Governo Digital tenha sucesso e a AARB integre, por meio de suas Autoridades de Registro, o time que vai ajudar o cidadão a ser, como disse o presidente do ITI Carlos Fortner, uma pessoa digital”, completou. O mercado da certificação digital ICP-Brasil encaminhará propostas de colaboração para a Estratégia de Governo Digital.

A reunião contou com boa parte das participações por videoconferência como medida de prevenção devido à pandemia.

Pela Secretaria do Ministério da Economia participaram Gleisson Cardoso Rubin, Secretário Especial; Ciro Pitangueira de Avelino, Secretário Adjunto; Luiz Carlos Miyadaira Ribeiro, Diretor de Serviços Públicos Digitais; e Mauro César Sobrinho, Coordenador-Geral de Segurança da Informação.

Carlos Fortner, diretor-presidente, e Eduardo Lacerda, assessor técnico, representaram o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) no encontro.

Representando o mercado estiveram presentes Francimara Viotti – Presidente-Executiva da Associação Brasileira de Tecnologia e Certificação Digital – ATID; Egon Schaden – Presidente Executivo da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD; Maurício Balassiano – Diretor de Certificação Digital da Serasa; Márcio Nunes – Diretor-Geral da Valid Certificadora; Vinícius de Sousa – Presidente da Soluti; Luiz Carlos Zancanella – Presidente da Safeweb; Renato Martini – Assessor de Tecnologia da Digitalsign; Leonardo Gonçalves – Diretor de Varejo e Canais da Certisign; Nicola Cosentino – Sócio e Fundador da Certisign; Fernando Moreira – Presidente da DigitalSign.; e Karoline Lima dos Santos Pereira – da Confederação Nacional de Dirigentes Logistas – CNDL.

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One