Notícias

WORKSHOP sobre Identificação Digital promovido pelo CRYPTOID

Foi realizado em 28 de setembro de 2016, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo WORKSHOP sobre Identificação Digital promovido pelo CRYPTOID como parte das atividades do Evento 1ª Semana da Informação da Revista Information Management  que é um dos mais expressivos eventos sobre Gestão de Documentos Eletrônicos da América Latina.

 O WORKSHOP DE IDENTIFICAÇÃO DIGITAL foi composto por duas mesas redondas, sobre os aspectos jurídicos dos documentos eletrônicos tendo como moderador Dr. Renan Vinícius | advogado e Diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo Polomasther, e sobre plataformas de assinatura de documentos eletrônicos tendo como moderadora Joyce Souza | jornalista com especialização em gestão integrada da comunicação digital.

A primeira mesa foi aberta por Dr. Fabiano Menke | advogado e co-fundador da PKI Consulting com a palestra sobre questões jurídicas do prontuário médico eletrônico. Dr. Fabiano, foi o primeiro procurador do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, abordou os fundamentos da certificação digital como o conceito de identidade digital, assinatura eletrônica e digital e a representação jurídica do documento eletrônico assinado digitalmente.

fabiano-menke-wid-2

Sua palestra contou com a importante interação do Dr. Paulo Roberto Gaiger Ferreira, Tabelião do 26º Cartório de Notas de São Paulo que nos brindou com esclarecimentos sobre atos que precisam da intervenção dos cartórios.

WORKSHOP sobre Identificação Digital promovido pelo CRYPTOID

Em seguida, Dr. Guilherme Freitas | advogado e sócio do escritório Veiga, Hallack Lanziotti e Castro Véra apresentou a palestra sobre a transformação ocasionada pelos documentos “nato-digitais”. Falou sobre validade e benefícios e apontou quais são os melhores caminhos para o start dos projetos que envolvem gestão de documentos eletrônicos em empresas de médio e grande portes.

Identidade Digital, WORKSHOP sobre Identificação Digital promovido pelo CRYPTOID

O fechamento da primeira mesa redonda foi feito por Ricardo Maeda | engenheiro da computação e gestor de tecnologia da Formalizar e-Signature. Ele apresentou a tecnologia da biometria comportamental como uma alternativa de autenticação forte e assinatura eletrônica produzida com assinatura manuscrita em documentos eletrônicos. Essa tecnologia ainda é uma novidade no Brasil, mas é utilizada em escala em alguns países e em especial no continente europeu.

ricardo-maeda-formalizar

Neste momento teve início o debate com o público presente, composto por advogados, profissionais de segurança da informação de diversos segmentos como bancos, seguradoras, setor de saúde, autoridades certificadoras e de registro entre outros setores.

O nível do debate demonstrou, claramente, que os profissionais presentes implementam processos de gestão de documentos eletrônicos em suas empresas mas buscam conhecimento para preencher pequenas lacunas.

O debate levou certa de 50 minutos e ultrapassamos bastante o tempo de encerramento da primeira parte do evento em função do envolvimento dos participantes.

Identidade Digital WORKSHOP sobre Identificação Digital promovido pelo CRYPTOID

Após o almoço, Joyce Souza deu início as palestras da segunda mesa do workshop de identificação digital apresentando quatro propostas diferentes de plataformas de assinatura digital: mobile, duas personalizadas e a última especifica utilizando o software adobe.

rodrigo-esec

Rodrigo Sodré | mestre em ciência da computação, co-fundador da e-Sec que atua há mais de 18 anos em certificação digital, apresentou a assinatura mobile e seus benefícios para a rotina dos profissionais.

A plataforma de assinatura mobile foi desenvolvido originalmente para utilizar certificados digitais A1 e as funcionalidades utilizando os certificados digitais A3 foram desenvolvidas pela e-Sec em 2013, mas, infelizmente, como toda solução a frente do seu tempo não foi absorvido pelo mercado brasileiro até o momento.

A Solução da e-Sec que está sendo implementada no setor de saúde em que faz a guarda dos certificados digitais em HSM na nuvem com acesso dos usuários feito por desktop, smartphone ou tablet, foi citado pelos outros palestrantes como uma inovação no uso dos certificados digitais ICP-Brasil.

Dr. Fabiano Menke ao citar essa solução indicou aos participantes a leitura do white paper publicado do CryptoID, escrito por ele e pela Dra. Viviane Bertol, CEO da PKI Consulting, quanto ao posicionamento do ITI sobre a guarda dos certificados digitais ICP-Brasil em HSM.

Acesse: White Paper CryptoID sobre HSM e ICP-Brasil

Éder Souza | mestre em engenharia de software, co-fundador da e-Safer e colunista do CRYPTOID apresentou a plataforma de assinatura digital personalizada e suas vantagens. Segundo Eder, a plataforma customizada requer menos recursos porque parte de um padrão com flexibilidade para adaptar os processos e regras de negócios da empresa ao invés da plataforma fechada em que as empresas terão que mudar seus processos para se adaptar a plataforma.

Identidade Digital, WORKSHOP sobre Identificação Digital promovido pelo CRYPTOID

Stael Viana | desenvolvedor sênior da autoridade certificadora Safeweb, apresentou a plataforma Cartório Digital idealizada por: Ayrton de Carvalho Filho -Tabelião substituto do primeiro cartório de notas de Porto Alegre e implementada por Sky Informática – especializada em soluções para serviços notariais e registrais e a Safeweb.

O Cartório Digital é um exemplo de plataforma desenvolvida especificamente para uma classe profissional que precisa de funcionalidades e recursos tecnológicos específicos.

Stael deixou claro que essa não é uma plataforma para uso corporativo porque ela tem recursos somente utilizados pelo segmento cartorial. Para o uso corporativo, a Safeweb possui a plataforma SDoc.

Identidade Digital, WORKSHOP sobre Identificação Digital promovido pelo CRYPTOID

Paulo Milliet Roque | Vice-Presidente da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, Diretor da AARB – Associação das Autoridades de Registro do Brasil e fundador da AR Digiforte apresentou como são assinados os documentos com certificados digitais ICP-Brasil no Adobe, os prós e contras desta opção.

Após esta última apresentação foram abertos a sessão de debates, onde houve bastante interação entre o público e palestrantes. Falou-se sobre as iniciativas junto ao Cotec | Comissão Técnica Executiva da ICP-Brasil em relação aos certificados digitais para mobile e os aspectos técnicos e normativos da ICP-Brasil.

Identidade Digital

Ao término do workshop, recebemos feed back de vários participantes do altíssimo nível dos palestrantes e também a qualificação do público, que como falamos acima, eram conhecedores do tema assinatura de documentos eletrônicos.

“O evento organizado pelo CRYPTOID me proporcionou respostas esclarecedoras sobre temas relevantes a serem consideradas no contexto da certificação ICP-Brasil do ponto de vista técnico e legal. O nível dos palestrantes foi além das expectativas. Saio desse workshop satisfeito porque o conteúdo realmente agregou conhecimento ao público presente”, declara Murilo Fernandes, gerente comercial da E-VAL Tecnologia”.

Identidade Digital, WORKSHOP sobre Identificação Digital promovido pelo CRYPTOID

 “O evento foi excelente, não só pela estrutura, mas principalmente pela interação e pela troca de experiências entre os palestrantes e o público presente. Pelas perguntas foi possível perceber que a falta de informação gera insegurança. É preciso compartilhar conhecimento e demonstrar que já temos segurança (jurídica e tecnológica) para que todos possam se beneficiar da transformação advinda dos documentos nato-digitais”, declara Dr. Guilherme Freitas.

Acompanhe o CryptoID e fique sabendo dos principais eventos sobre segurança da informação com ênfase em identificação digital e os que promovemos.

Regina Tupinambá

https://cryptoid.com.br/

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One