Notícias

TJMG terá novos prontuários de saúde em 2024

Modelo será eletrônico, o que garante ampliação de acesso e segurança de dados

Segundo a médica Ciwannyr Assumpção, os dados agora poderão ser acessados por profissionais de saúde de qualquer lugar com acesso à internet ( Crédito : Cecília Pederzoli / TJMG )

As informações de saúde de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais serão acessadas em prontuários eletrônicos integrados aos demais sistemas informatizados utilizados pela Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu) a partir de fevereiro de 2024.

A inovação vai possibilitar que todo o histórico do paciente (consultas, exames, atestados) possa ser consultado de forma digital, facultando o acompanhamento dos casos ao longo do tempo e acelerando a tramitação de pedidos relacionados a eventuais questões de saúde, como licenças, afastamentos, aposentadorias e perícias.

O prontuário eletrônico vai substituir anotações em formulários de papel que ficavam guardados em pastas físicas. Com isso, será possível concentrar e acessar as informações dos atendimentos realizados e licenças concedidas pela Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat), em todos os Polos Regionais de Saúde do TJMG.

Qualidade no trabalho

Segundo o presidente, do TJMG desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, a modernização vem ao encontro do aprimoramento dos serviços da Gersat, que desenvolve programas e ações para promoção da saúde, da qualidade de vida e da segurança no trabalho. Como o prontuário eletrônico viabiliza o acesso aos dados do prontuário a qualquer hora e em qualquer lugar, há um ganho de eficiência no atendimento.

“A vida humana, permeada de tensões, desgastes e desafios, requer a busca de condições equilibradas. Isso não depende só do indivíduo e de seus esforços, mas de um entorno que proporcione motivação e hábitos benéficos. Uma das condições para entregar ao jurisdicionado a prestação de serviços eficiente e célere é zelar pelas equipes, no que tange ao bem-estar, ao ambiente profissional saudável e a uma cultura de cuidado. O prontuário eletrônico responde às exigências de interatividade e conectividade contemporâneas”, afirma.  

O corregedor-geral de justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, avalia que a ferramenta permitirá um acompanhamento mais próximo dos atendidos, ajudando a prevenir doenças ou a detectar o princípio do adoecimento antes que ele se agrave. “Com as informações reunidas num sistema que armazena os dados com mais segurança e sigilo, os profissionais de saúde podem orientar os pacientes sobre riscos no dia a dia, recomendando, por exemplo, a prática de exercícios físicos e a alimentação de qualidade, e o abandono de hábitos nocivos”, destaca.

Acompanhamento da saúde

A diretora executiva de Administração de Recursos Humanos, Neuza Rezende, ressalta que a aquisição e a implantação do software eram demandas antigas da Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat). “É uma conquista importante, porque, além de facilitar o trabalho dos nossos profissionais de saúde, proporcionará à comunidade do TJMG uma melhora substancial no monitoramento da saúde de magistrados e servidores. Ver o objetivo de todo esse esforço conjunto alcançado é uma grande satisfação”, afirma.

Segundo a gerente Jeane Possato Amaral Machado, o prontuário eletrônico de saúde contém dados pessoais de identificação e informações de saúde ao longo do tempo, como pressão sanguínea, níveis de glicose, número de plaquetas, entre outros, podendo registrar, ainda, intercorrências, alergias e suscetibilidades dignas de atenção.  

A gerente lista como vantagens da nova ferramenta o fato de manter registros por tempo indeterminado; a possibilidade de as equipes de saúde utilizarem filtros internos, por data, ocorrência ou pelo profissional responsável; a disponibilização do prontuário de forma simultânea, a todos os profissionais de saúde envolvidos no tratamento; e a segurança de dados, já que apenas usuários com permissão podem acessar o conteúdo, resguardando a confidencialidade.

Para a médica Ciwannyr Machado de Assumpção, a implantação do modelo no TJMG agiliza a resposta às solicitações. “A Gersat conta com unidades de saúde em prédios distintos e em cidades distantes. Assim, situações como o agendamento de perícias médicas de magistrados e servidores do interior serão mais rápidas”, argumenta.

De acordo com ela, os registros, que também ficam mais organizados, contam com assinatura com certificado digital. “Em lugar de percorrer todo o prontuário de papel à procura das últimas medidas de pressão arterial ou do histórico de exames laboratoriais, o prontuário eletrônico fornece um gráfico com os dados”, afirma.

Ciwannyr Assumpção acrescenta que o prontuário eletrônico facilita a inserção de resultados de exames, que atualmente são produzidos majoritariamente no formato digital. “A clareza dos dados é fundamental para auxiliar a tomada de decisão durante o atendimento. Além disso, receitas, pedidos de exames, laudos e relatórios serão mais legíveis, sem possibilidade de rasuras ou alterações posteriores”, diz.

 Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One