O Tribunal de Justiça da Paraíba apresenta, na modalidade de webinário, nesta quarta-feira (10), a partir das 10h, o Sistema de Gestão de Certificados Digitais (RGP-Certificado). A inovação foi desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia e Informação (Ditec) do Poder Judiciário estadual e tem como principal objetivo tornar o processo de emissão de certificados digitais no âmbito do TJPB mais célere e fácil.
Certificado digital é um documento eletrônico que contém informações sobre a identidade de uma pessoa, empresa ou organização, emitido por uma autoridade certificadora. Ele funciona como uma espécie de identidade virtual do servidor, permitindo que o seu titular possa realizar diversas transações eletrônicas de forma segura e autenticada.
O evento pode ser acompanhado pelo YouTube, através do canal do TJPB, no link https://youtube.com/live/yzeZBmS9ddk?feature=share.
“No âmbito do Poder Judiciário estadual, os certificados digitais são amplamente utilizados em sistemas para assinatura eletrônica de documentos, processos e peças processuais, que permitem aos magistrados e servidores realizarem suas atividades de forma mais ágil e eficiente”, comentou o gerente de Atendimento e Suporte do Tribunal, José Fábio de Alencar Rodrigues.
Ainda segundo o gerente, “o sistema propiciará que os recursos humanos que eram utilizados no processo de análise das solicitações, verificação de conformidade, autorização e envio do e-mail para emissão de certificados poderão ser utilizados em tarefas mais estratégicas”.
Por fim, o gerente de Sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação Ditec, Júlio de Medeiros Paiva Filho, enfatiza que por meio do RGP-Certificado, será possível automatizar tarefas, padronizar documentos e procedimentos, centralizar informações, mitigar falhas, dentre outras melhorias que resultam em um processamento mais eficiente. “Além disso, o sistema contempla, também, a parte do gerenciamento de validade dos certificados, verificando o status e auxiliando no controle e na gestão desses documentos”.
Por Fernando Patriota
Fonte: Tribunal de Justiça da Paraíba