Notícias

Serviço on-line de notas da Prefeitura de Criciúma registra mais de 21 mil documentos emitidos

Além da opção digital, a população ainda tem à disposição o atendimento presencial

Criada no início do ano, a ferramenta on-line do setor de Fiscalização Tributária, da Secretaria da Fazenda de Criciúma, já emitiu mais de 21 mil notas fiscais avulsas e eletrônicas e teve a aderência de mais de 1,9 mil profissionais autônomos e microempreendedores individuais (MEIs). A iniciativa digital também tem facilitado e agilizando o processo para os contribuintes, que conseguem acessar o serviço remotamente e não precisam se deslocar até a Prefeitura de Criciúma.

“Antes, aqueles que precisassem emitir notas fiscais de serviço, tinham que vir até a administração municipal e solicitar. Desde março, eles podem fazer isso de casa ou de sua empresa com todo conforto e segurança, principalmente neste momento de pandemia”, lembrou o chefe da Divisão de Fiscalização Tributária do Município, Fernando Coleti.

Segundo ele, a ferramenta inicialmente foi pensada apenas para facilitar o processo para os usuários, no entanto, atualmente se tornou uma medida segura e preventiva contra a covid-19. “Planejamos antes mesmo da pandemia e não imaginávamos que seria tão útil e necessária para a população. São 1.930 contribuintes a menos circulando na Prefeitura de Criciúma desde março, o que é bastante relevante para o período que vivemos”, comentou.

Em poucos meses, o novo formato de emissão, de acordo com dados da Fiscalização Tributária, já emitiu 7.828 notas avulsas para 512 profissionais autônomos, totalizando mais R$ 48,7 milhões; e 13.471 notas fiscais de serviço para 1,418 MEIs, gerando um montante superior a R$ 26,9 milhões.

Emissão de notas presencial continua

Além da opção digital, a população ainda tem à disposição o atendimento presencial, que segue todos os protocolos de segurança. “Nós continuamos auxiliando os contribuintes na emissão de notas na prefeitura, porque têm alguns que ainda preferem emitir por aqui”, revelou Coleti.

Benefício para os MEIs

Desde janeiro, após a aprovação de um decreto, os MEIs de Criciúma, com alvará de funcionamento junto à prefeitura, podem emitir qualquer Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) pela internet, sem custo e a necessidade de utilizar certificação digital. O serviço pode ser acessado por meio do link.

Site da Fiscalização Tributária

O site tributos.criciuma.sc.gov.br reúne todos os serviços da divisão em um só local, ajudando o cidadão a resolver de casa ou do trabalho, as principais dúvidas sobre o funcionamento dos sistemas para emissão das notas fiscais, dúvidas sobre a legislação do Imposto Sobre Serviço (ISS), entre outras.

Fonte: Engeplus

 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One