Notícias

Secretaria da Saúde vai ampliar a pauta digital

Mais um serviço público on-line vai entrar em funcionamento para facilitar e melhorar o atendimento à população

Divulgação

A Transformação Digital está na 4a Onda, presente nas 12 secretarias municipais, e aprimorando os serviços públicos da Prefeitura de Erechim. O projeto é coordenado pela Secretaria de Gestão e Governança, por meio do Gabinete de Transformação Digital, com o trabalho integrado do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, secretários, servidores e a Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI). A Secretaria da Saúde apresentou, na última quinta-feira (1o), na reunião semanal do comitê, mais uma etapa das melhorias da saúde pública de Erechim: os encaminhamentos dos exames de forma on-line.

Prefeito 

O prefeito, Paulo Polis, ressalta que esta reestruturação da gestão pública, da Prefeitura de Erechim, facilitou o acesso da população aos serviços públicos e ampliou a transparência de tudo que é feito. “Ainda existem muitos desafios a serem superados, porque os serviços públicos são complexos, mas a Transformação Digital desburocratizou o acesso, está construindo nova cultura e métodos de trabalho, está deixando os serviços da saúde, por exemplo, vitais à população, mais ágeis e eficientes”, observa o prefeito Polis.

O processo de encaminhamento de exames de forma on-line iniciou, no mês passado, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. “Isso vem trazendo benefícios práticos aos pacientes, que não precisam mais se deslocar da UBS, localizada no bairro, até o centro da cidade, onde está a Secretaria de Saúde, para liberar o exame”, destaca o prefeito Polis.

Fluxo interno mais rápido

“Estamos ajustando os processos das assinaturas digitais nas requisições médicas. O fluxo interno das unidades vai ser mais rápido, porque a solicitação de exame na UBS pelo médico vai vir via sistema e não mais com papel. Antes ele solicitava o exame, assinava, o paciente trazia o papel na Secretaria de Saúde, ou vinha pela pastinha vai-e-vem. Agora, com a assinatura eletrônica, este processo não vai mais acontecer, o médico faz o pedido do exame, assina eletronicamente e o documento vai para a Secretaria de Saúde via sistema digital para o setor de regulação, que coordena este trabalho”, explica a secretária de Saúde, Éclesan Palhão.

A secretária, Éclesan Palhão, enfatiza que parte deste serviço público já está funcionando com as consultas especializadas. “Esta próxima etapa digital vai implantar a solicitação de exames nas UBS de Erechim. A saúde está comprometida com a inovação e aos avanços tecnológicos para atender a demanda crescente e, assim, manter a qualidade do atendimento”, ressalta a secretária, Éclesan.

Etapas

A Transformação Digital na Secretaria de Saúde iniciou, em 2023, e vem sendo implementada em etapas. Inicialmente, foi instituído o setor de regulação, seguido pela migração dos dados do sistema do servidor físico atual da prefeitura para um ambiente de armazenamento em nuvem. Posteriormente, o encaminhamento de consultas especializadas de forma on-line, e, mais recentemente, a solicitação de exames on-line.

Fonte: Prefeitura de Erechim

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One