Notícias

3 mil serviços do Governo Federal já estão disponíveis de maneira digital

Objetivo é que 100% dos serviços sejam digitalizados até o final de 2022
 

O Governo Federal alcançou o número de 3 mil serviços digitalizados. A modernização permite que os cidadãos realizem e acompanhem o andamento das solicitações realizadas, trazendo agilidade e segurança para os usuários. Entre alguns dos serviços digitais, estão o Auxílio Emergencial e a Prova de Vida Digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para acelerar ainda mais a transformação digital, foi lançado em março deste ano o programa Startup gov.br, composto por times multidisciplinares com esforços focados nos projetos digitais de grande impacto no poder público, aplicando metodologias ágeis de trabalho e entregas mensuráveis.

“Hoje, quase 70% de todos os 4,3 mil serviços do governo já são digitais. Nossa meta é atingir os 100% até o final de 2022, permitindo, assim, que possamos entregar aos cidadãos serviços de forma cada vez mais rápida e totalmente segura”, Caio Mario Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Uma das entregas da iniciativa foi o Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), do Ministério da Infraestrutura, plataforma tecnológica que beneficia a categoria dos caminhoneiros ao simplificar, reduzir a burocracia e digitalizar a emissão de documentos obrigatórios.

As equipes do Startup gov.br atuam nas mais diversas frentes, como regularização fundiária, transportes, assistência social e educação, além da identificação digital, hoje realizada pelo aplicativo do Gov.br.

Gov.br

Conhecida como Lei do Governo Digital, a Lei nº 14.129/2021 entrou em vigor no dia 30 de junho. A norma estabelece regras e instrumentos que buscam promover o aumento da eficiência da Administração Pública. Atualmente, a plataforma Gov.br já conta com mais de 107 milhões de usuários.

 

Com informações do Governo Digital

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One