Notícias

Saiba como foi o CertForum 2021

Foto – Wenderson Araujo

Para quem perdeu ou deseja rever o CertForum 2021, os vídeos começam a ser disponibilizados nesta semana, com a íntegra de todos os painéis do evento, no canal do ITI no YouTube.

Cumprindo o objetivo de fomentar e viabilizar discussões, ações e ideias sobre a utilização de certificados digitais no padrão ICP-Brasil, o evento realizado nos últimos dias 22 e 23 de setembro, contou com a participação de mais de 40 palestrantes distribuídos em 20 painéis. A 18ª edição aconteceu de forma totalmente virtual em uma plataforma acessível, trilíngue e na qual foram registrados mais de 10 mil acessos para assistir aos painéis.

Esta foi a segunda vez em que o fórum reuniu representantes dos países da América Latina para debater e ampliar o uso da assinatura digital em diferentes contextos econômicos e sociais nos países da região. Este ano além do painel Mercosul, também foi realizado como parte integrante do CertForum, o Fórum Mundial de Assinatura Digital. Um evento robusto que trouxe mais assuntos a respeito da certificação digital para a pauta internacional dos países integrantes do Mercosul, além de ampliar o diálogo com Estados Unidos e União Europeia.

Entre os temas apresentados em 2021, merecem destaque os painéis que abordaram serviços essenciais para os cidadãos, como o painel “Unindo Forças por uma Identidade Segura”, que tratou o projeto do Governo Federal sobre a Identidade Civil Única, e o painel “Proteção de dados pessoais no âmbito da ICP-Brasil: desafios, aprendizados e oportunidades”, que discutiu a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Carlos Fortner, comemorou o sucesso do evento: “Apesar do desafio que foi fazer, on-line, um evento com esta dimensão, o CertForum 2021, com o Fórum Mundial de Assinatura Digital integrado a ele, foi um total sucesso. Temas instigantes e atuais, palestrantes de renome internacional e uma produção inédita que soube driblar todos os contratempos de uma transmissão on-line e ao vivo, deixaram este CertForum registrado na história como um dos mais interessantes. E quem perdeu, pode assistir todos os painéis a partir dos próximos dias, pelo YouTube do ITI.”

As apresentações utilizadas pelos palestrantes durante o evento já estão sendo disponibilizadas no site do CertForum, bastando clicar no nome do palestrante para ter acesso.

Confira o painel ICP-Brasil + 20 anos, com a participação do presidente executivo da AARB:

Sobre

O CertForum é um evento realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

Em 2021 contou com patrocínio das empresas: CertiSign, Safeweb, Serasa Experian, Soluti IDTech, Valid, Certificaminas, Fenacon CD, Kryptus, Online Certificadora, Link Certificação Digital, Regula Forensics e VSoft. E com o apoio institucional da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital (ANCert), Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Associação Brasileira de Tecnologia e Identificação Digital (ATID) e do portal Crypto ID.

Fonte: ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One