Notícias

Instrução Normativa atualiza os processos tecnológicos de identificação biométrica na ICP-Brasil

IN, publicada no Diário Oficial da União desta segunda (30/05), altera o documento “Procedimentos para identificação biométrica na ICP-Brasil DOC-ICP-05.03”, para melhorias nos procedimentos de coleta e verificação da qualidade de biometrias

Por Alexandre Dupon

Publicada nesta segunda-feira (30/05), a Instrução Normativa ITI nº 24/2022 altera o documento “Procedimentos para identificação biométrica na ICP-Brasil DOC-ICP-05.03”, consolidado pela IN ITI nº 09/2020, para melhorias nos procedimentos de coleta e verificação da qualidade de biometrias.

A IN acrescenta disposições sobre a coleta e procedimento biométricos, informando que, na modalidade remota por videoconferência, a coleta deverá ser realizada pela captura de face do requerente de forma assistida e, opcionalmente, pela coleta de suas impressões digitais.

Além disso, a Autoridade Certificadora (AC) que não responder em até um dia útil a notificação de conflitos biométricos identificados pela Rede PSBio, assumirá o risco da fraude e deverá revogar o certificado, caso já tenha emitido. Os PSBios devem excluir todas as transações pendentes a mais de 30 dias sem resposta e liberar o Identificador de registro biométrico (IDN).

Adicionalmente, o Service Level Agreement (SLA) passa a ter que cumprir a capacidade mínima operacional de 99% das transações de identificação que chegam das ACs e de outros PSBios. Sendo que, o PSBio que não atingir, no mês, o SLA estabelecido fica impedido de prestar serviços para novas ACs.

Por fim, a Instrução Normativa acrescenta disposição determinando que as ACs poderão realizar captura antecipada de face e impressão digital possibilitando ao usuário a coleta biométrica antes de iniciar a emissão do certificado por videoconferência em base oficial nacional ou na verificação na rede PSBio, caso o software permita a detecção de vivacidade (liveness).

A Instrução Normativa entra em vigor em 1º de julho de 2022.

INSTRUÇÃO NORMATIVA ITI Nº 24, DE 27 DE MAIO DE 2022

INSTRUÇÃO NORMATIVA ITI Nº 9, DE 22 DE OUTUBRO DE 2020

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One