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Revolução digital melhora serviços públicos e torna Curitiba ainda mais inovadora

Muralha Digital. Foto: Daniel Castellano/SMCS

A revolução digital ainda está transformando os governos e introduzindo novas formas de gerir as políticas públicas para responder às aspirações da população por melhores serviços dentro do conceito de cidade inteligente. Além de atuar como um dos articuladores do Vale do Pinhão, a Prefeitura de Curitiba também vem promovendo várias ações inovadoras de governança de cidade inteligente com o intuito de preparar a capital para os desafios do futuro.

Uma das primeiras iniciativas do município foi a redução do tempo de abertura das empresas e a entrada na Redesim, que congrega os diferentes órgãos responsáveis pela abertura de uma empresa (como secretarias municipais, Junta Comercial e Receita Federal) em uma única plataforma, facilitando a vida do empreendedor que quer abrir seu negócio.

Em um mundo que funciona cada vez mais na palma da mão das pessoas – por meio dos smarthphones –, o município investiu fortemente em tirar a administração do atraso. O Curitiba APP agrega mais de 600 serviços municipais. Nele estão incluídos outros apps lançados nos últimos anos, com destaque para o Saúde Já e o 156. Ao alcance de uns poucos cliques, o usuário pode agendar uma consulta na unidade de saúde, solicitar um serviço no seu bairro ou ver seu saldo no Nota Curitibana (que dá prêmios a quem pede nota fiscal).

Fala Curitiba 

Com programa de consultas públicas Fala Curitiba é o cidadão que decide em que áreas serão investidos os recursos públicos. Há encontros presenciais nas Ruas da Cidadania e os cidadãos também podem escolher as prioridades no portal do programa.
Em 2018, inclusive, o Fala Curitiba foi apontado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como exemplo local de governança alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11, que trata de “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.”

Além disso, nos últimos dois anos, a Prefeitura de Curitiba tem buscando integrar os bancos de dados das secretarias e agências municipais e é uma das cidades brasileiras que mais apostam na abertura de dados (big data) para a população.

Como funcionam as reuniões do Fala Curitiba

Muralha Digital

Curitiba ainda foi a primeira capital do Brasil a oferecer videoconsulta para a covid-19, um serviço que será ampliado para atendimentos de saúde de baixa periculosidade ainda este ano, e a Muralha Digital, programa da Prefeitura que alia policiamento e tecnologia da informação, está tornando a cidade mais segura com sua Central de Controle Operacional (CCO) conectada a cerca de 1,4 mil câmeras instaladas em locais estratégicos com fluxo de pessoas (vias, parques, praças, Ruas da Cidadania, rodoferroviária, escolas e cemitérios), bem a câmeras de viaturas e no uniforme que as equipes da Guarda Municipal começam a receber.

Fonte:  Prefeitura de Curitiba

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