Notícias

Órgão público de AL vira referência nacional em digitalização e agilidade

Com 130 anos, Junta Comercial de Alagoas é um dos órgãos públicos mais antigos em atividade no estado

Ricardo Dória – Foto: Reprodução

Por Blog de Edivaldo Junior

Na sexta-feira (26), a Junta Comercial de Alagoas (Juceal) completou 130 anos de fundação. É um dos órgãos públicos mais antigos em atividade em Alagoas. E apesar da longa trajetória é também um dos mais modernos, referência nacional em digitalização e na agilidade de processos.

Atualmente, a Juceal tem a mais completa plataforma de serviços on line de Alagoas. “A digitalização acabou com as filas. Hoje, raramente uma pessoa vem até a sede da junta (no bairro do Farol, em Maceió). Tudo se resolve pelo computador ou celular”, aponta o presidente da Juceal, Ricardo Dória.

Dória explica que a abertura de empresas em Alagoas é uma das mais eficientes e mais rápidas do Brasil. Ainda assim a Juceal deve anunciar mudanças nos próximos dias para ganhar ainda mais agilidade. “Estamos integrando nossa plataforma a outros órgãos, a exemplo do IMA e Bombeiros. Isso permitirá um ganho de tempo no processo. Além disso, também estamos alinhando ações com várias prefeituras, tudo para facilitar a vida dos empresários, que poderão abrir sua empresa de casa, em qualquer local de Alagoas”, aponta Dória.

“Os 130 anos da Juceal representam muito mais do que a evolução do registro de empresas, é um período de desenvolvimento do ambiente de negócios em Alagoas, isso porque nenhuma empresa existe sem antes passar pela Junta Comercial. Com a premiação, queremos exaltar os parceiros do dia a dia, aqueles que ajudam a Juceal e a Redesim evoluírem para tornar o trabalho do empresariado alagoano mais fácil e sem grandes burocracias”, explicou o presidente da Junta Comercial, Ricardo Dória.

Números de empresa em Alagoas


Pelos números da Junta Comercial de Alagoas atualizados até 2 de maio, o Estado tem atualmente considerando o “porte” 175.014 microempreendedores individuais (MEIs) ativos. Juntos, eles representam 64% do universo de empresas no estado.

Considerando o porte, Alagoas tem ainda 63.576 microempresas (ME) e 13.665 empresas de pequeno porte (EPP), além de outras 18.656 empresas ‘sem porte’, que inclui cooperativas, sociedade anônima e até empresas públicas.

Por natureza jurídica, a Juceal apresenta os seguintes dados: Empresário Individual: 213.902; Sociedade Empresária Limitada: 53.000; Sociedade Anônima Fechada: 2.326; Sociedade Anônima Aberta: 547; Cooperativa: 356; Sociedade de Economia Mista: 318; Empresa Pública: 233; Consórcio de Sociedades: 103; Sociedade Empresária em Nome Coletivo: 57; Associação Privada: 23; Sociedade Simples Limitada: 15; Cooperativa de Consumo: 5: Sociedade Simples Pura: 5; Estabelecimento, no Brasil, de Sociedade Estrangeira: 4; Fundação Privada: 3.

Pra comemorar


A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) completou 130 anos no próximo dia 26 e, com o intuito de integrar as ações em comemoração à data, o órgão alagoano de registro empresarial criou premiação para homenagear prefeituras, empresas, profissionais e entidades ligadas à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

A comemoração, antes prevista para o dia 26, foi transferida para o próximo dia primeiro de junho, em função da agenda do governo: “o governador Paulo Dantas fez questão de participar do evento, num reconhecimento ao para importante papel que tem a Juceal na economia e no desenvolvimento de Alagoas”, aponta Dória.

Ao todo, serão 16 premiados, divididos em quatro categorias, que analisam o trabalho promovido pelas prefeituras alagoanas em relação ao registro empresarial, os clientes que utilizam melhor as ferramentas em prol de um registro ágil e eficiente, as empresas mais antigas com registro ativo e as entidades com ações em benefício da Redesim em Alagoas.

Fonte: Jornal de Alagoas

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One