Notícias

Retrospectiva 2022 – AARB amplia diálogo com o mercado de certificação digital

Eventos, lives e encontros foram algumas ações da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) que facilitaram o diálogo com o mercado e o poder público

Em 2022, a AARB deu continuidade aos seus trabalhos de criar canais de diálogo com o mercado de certificação digital ICP-Brasil, através de eventos, lives, encontros e apoios.

Entre maio de junho foi realizada uma série de lives, quando empresários traçaram um panorama do mercado de certificação digital. Só no ano passado, foram realizadas três edições do Encontr[AR] – Encontro das Autoridades de Registro, sendo a última presencial na cidade de São Paulo, quando o arrefecimento da pandemia de Covid-19 permitiu os encontros presenciais com maior segurança.

Mercado, Business e Tendências da Certificação Digital

A série de lives realizada pela AARB trouxe semanalmente a visão de empresários sobre o setor de certificação digital ICP-Brasil, quando também falaram sobre a gestão de seus negócios, tendências do mercado e seus desafios. Conduzida pelo presidente-executivo da Associação, Edmar Araújo, as transmissões no Instagram da AARB reuniram um público total de mais de 1700 pessoas.

Todas as lives estão reunidas aqui.

1º Encontr[AR] virtual

Logo no início de fevereiro, mais de 300 representantes de autoridades de registro, certificadoras, associações e setor público participaram do 1º Encontr[AR] – Encontro virtual das Autoridades de Registro, evento que contou com representantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Temas como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e QSA (quadros societários e de administradores das pessoas jurídicas) para emissão de certificados digitais foram debatidos e esclarecidos entre os participantes.

2º Encontr[AR] virtual

No mês de maio, a segunda edição do Encontr[AR] reuniu 397 pessoas entre representantes de autoridades de registro, certificadoras, associações e setor público para discutir a inovação em vendas e marketing para as ARs.

Para falar sobre o tema, o evento teve como convidada a jornalista Karen Sica, Doutora em Comunicação pela PUCRS, e contou também com a participação de Maurício Coelho, diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.

Para o presidente-executivo da AARB, Edmar Araújo, mediador do evento, o 2º Encontr[AR] trouxe questões urgentes para as autoridades de registro, que muitas vezes relevam a comunicação de suas empresas em um mundo conectado. “Fomos ao encontro dos interesses do segmento, e vendas e marketing são temas corriqueiros que carecem de expertise e de novos olhares”, disse Araújo.

3º Encontr[AR] em São Paulo

Em agosto foi a vez do primeiro evento presencial realizado pela AARB desde o início da pandemia e um dos temas foi exatamente como ela impactou o cotidiano das empresas, especialmente em um cenário pós-isolamento social. Para falar sobre o assunto foi convidada a professora Jaqueline Arruda, consultora especialista em Gestão do Desempenho Humano.

Já o co-fundador do Instituto Brasileiro de Transformação Digital – IBTD, Miguel Feyo, trouxe a experiência do cliente e como as Autoridades de Registro podem agregar valor ao seu produto diante da concorrência.

Ao final do encontro, o painel “Novas tecnologias, inovação e disrupção” apresentou as novidades tecnológicas que poderão impactar na gestão das empresas e clientes. Mediado por Edmar Araujo, o jornalista especializado em tecnologia Thássius Veloso e a publicitária e diretora de conteúdo do Portal CryptoID, Regina Tupinambá, debateram sobre as perspectivas das inovações advindas do 5G, em especial no avanço da Internet das Coisas (IoT).

A AARB agradece todas as empresas e entidades que patrocinaram, apoiaram e colaboraram para que os eventos pudessem ser concretizados.

CertForum 2022

O CertForum – Fórum de Certificação Digital, realizado desde 2003 pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), o maior e mais tradicional evento sobre certificação digital do país, contou mais uma vez com a apoio institucional da AARB para a 19ª edição, que ocorreu em junho de 2022.

Confira aqui como foi o evento

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One