AARB notícias

Reforma tributária é tema de encontro da AARB e entidades com parlamentares em Brasília

Evento demonstrou a importância do setor de tecnologia da informação para o crescimento do país

Nesta terça-feira, dia 10, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) participou de um café da manhã com o setor de tecnologia da informação e parlamentares. O evento ocorreu no Restaurante dos Senadores, no anexo II do Senado Federal e contou com as presenças dos senadores Izalci Lucas (PSDB-DF), Eduardo Gomes (PL-TO) e do deputado federal Ricardo Aires (Republicanos-TO).

O encontro teve o intuito de reforçar a importância do setor de tecnologia para o crescimento do país como um propulsor da economia nacional e defender a inclusão da categoria na alíquota reduzida em 60% da alíquota padrão (art. 9, § 1º) prevista no texto da reforma tributária.

Segundo o presidente-executivo da AARB, Jorge Prates (foto ao lado), que esteve presente no evento, a participação das associações de tecnologia no processo de construção da reforma tributária, em trâmite no Senado, é de suma importância para minimizar os impactos dos impostos no setor, devido ao seu papel fundamental na transformação e inovação do país.

“A área de tecnologia e inovação está ligada em todo e qualquer setor produtivo, como na indústria, no comércio, no serviço, na agricultura e especialmente na educação. Por esta razão ela deve ser olhada com bons olhos em seu enquadramento tributário. A AARB insere-se nesse debate, lutando pelo setor de certificação digital e esclarecendo seu lugar nesse contexto de evolução tecnológica como sendo a ferramenta mais segura de autenticação”, diz Prates.

O Setor de TI soma mais de 135 mil empresas, cerca de 30 mil dedicadas apenas a software (2022). Em 2021, correspondeu a 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e gerou quase 1,67 milhão de empregos diretos.

Além da AARB, participaram do encontro a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e o Sindicato de Empresas de Internet do Estado de São Paulo (Seinesp).

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One