AARB notícias

Reforma tributária é tema de encontro da AARB e entidades com parlamentares em Brasília

Evento demonstrou a importância do setor de tecnologia da informação para o crescimento do país

Nesta terça-feira, dia 10, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) participou de um café da manhã com o setor de tecnologia da informação e parlamentares. O evento ocorreu no Restaurante dos Senadores, no anexo II do Senado Federal e contou com as presenças dos senadores Izalci Lucas (PSDB-DF), Eduardo Gomes (PL-TO) e do deputado federal Ricardo Aires (Republicanos-TO).

O encontro teve o intuito de reforçar a importância do setor de tecnologia para o crescimento do país como um propulsor da economia nacional e defender a inclusão da categoria na alíquota reduzida em 60% da alíquota padrão (art. 9, § 1º) prevista no texto da reforma tributária.

Segundo o presidente-executivo da AARB, Jorge Prates (foto ao lado), que esteve presente no evento, a participação das associações de tecnologia no processo de construção da reforma tributária, em trâmite no Senado, é de suma importância para minimizar os impactos dos impostos no setor, devido ao seu papel fundamental na transformação e inovação do país.

“A área de tecnologia e inovação está ligada em todo e qualquer setor produtivo, como na indústria, no comércio, no serviço, na agricultura e especialmente na educação. Por esta razão ela deve ser olhada com bons olhos em seu enquadramento tributário. A AARB insere-se nesse debate, lutando pelo setor de certificação digital e esclarecendo seu lugar nesse contexto de evolução tecnológica como sendo a ferramenta mais segura de autenticação”, diz Prates.

O Setor de TI soma mais de 135 mil empresas, cerca de 30 mil dedicadas apenas a software (2022). Em 2021, correspondeu a 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e gerou quase 1,67 milhão de empregos diretos.

Além da AARB, participaram do encontro a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e o Sindicato de Empresas de Internet do Estado de São Paulo (Seinesp).

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
Gemalto
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One