Notícias

Prefeitura de Belo Horizonte usará inteligência artificial para fiscalização de tributos

Foto: PBH/ Divulgação

A Prefeitura de Belo Horizonte usará inteligência artificial para atuar no lançamento, fiscalização e cobrança de tributos municipais, especialmente do ISSQN, IPTU e ITBI. A Secretaria Municipal de Fazenda utilizará a ferramenta para identificar indícios de fraude e realizar auditoria na Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos. Ainda há a possibilidade de utilizar o serviço para atendimento ao contribuinte e gestão documental.

Equipes da Subsecretaria da Receita Municipal atuarão em conjunto com a equipe de tecnologia da informação e atendimento ao contribuinte para o desenvolvimento de projetos com o uso das tecnologias Google Cloud.

O subsecretário da Receita Municipal, Eugênio Veloso, destacou o processo. “A replicabilidade de projetos desta natureza é muito alta dentro da Secretaria Municipal da Fazenda. Vislumbramos que, por meio dos recursos da plataforma de Inteligência Artificial do Google Cloud, poderemos tornar mais eficientes, efetivas e produtivas as ações de inteligência e fiscalização dos tributos devidos ao município. São enormes as possibilidades de ganhos com a simplificação de obrigações, aumento da transparência e disponibilidade de informações e da melhoria do atendimento e interação com os contribuintes e atendimento às suas demandas”.

Na semana passada, um workshop sobre inteligência artificial, promovido pela unidade de tecnologia do Google, em Belo Horizonte, apresentou situações de uso da ferramenta em cenários reais da Secretaria Municipal de Fazenda, evidenciando a aplicabilidade desta tecnologia e os benefícios para o atendimento aos cidadãos e contribuintes do município.

 

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One