Notícias

Validador de Documentos Digitais tem nova funcionalidade

A telemedicina é uma prática que usa várias tecnologias e aplicações para realizar algumas ações médicas à distância. No contexto atual, com o isolamento, essa nova forma de pensar a medicina evolui a cada dia. Esse processo permite, por exemplo, que o paciente realize uma consulta, receba a receita médica e adquira o remédio sem sair de casa.

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, que coordena o funcionamento da ICP-Brasil viabilizando a emissão de certificados digitais, lançou no primeiro semestre deste ano o Validador de Documentos Digitais.

Como o nome diz, o portal tem o objetivo de validar, de declarar válidos e legítimos os documentos de saúde processados pelo sistema. É um serviço gratuito que auxilia a relação remota entre médico, paciente e farmacêutico.

A função do portal é validar um documento de saúde em meio digital (formato PDF) quanto a sua autoria, por exemplo, se uma receita foi assinada por um médico habilitado, e se dispensada por um farmacêutico. Permite, ainda, verificar a integridade do documento assinado com certificado digital ICP-Brasil. Um documento digital assinado com o certificado ICP-Brasil tem presunção legal de veracidade, autenticidade e não repúdio; isto é, não é possível negar quem assinou.

A cada dia, a ferramenta tem mais usuários e o sistema está em permanente evolução para atender aos diversos públicos. A mais nova funcionalidade é a introdução do QR Code – ou resposta rápida em inglês – um símbolo usado para fazer a ligação entre uma informação impressa e outra on-line.

O QR Code é o código de barras bidimensional que pode ser escaneado e usado pela maioria dos celulares equipados com câmera, ou pela webcam. O código é convertido em texto (interativo), um endereço URL, um número de telefone, uma localização, um e-mail, um contato ou um SMS. Isto é, se transforma em outro tipo de informação.

Inicialmente utilizado para catalogar peças na indústria de veículos, hoje serve para o gerenciamento de estoques, produtos, carteiras profissionais e de planos de saúde. A utilização do QR Code traz muitas vantagens, e a principal é a acessibilidade, já que é compatível em diferentes plataformas, tornando o acesso ao conteúdo de forma fácil, rápida e segura. O QR Code é uma forma de comunicação.

No portal do Validador, o código oferece os mesmos benefícios, com o acesso rápido ao documento que o usuário quer validar, sem necessidade de realizar o download e upload do arquivo. Assim, com a versão física, digital ou apenas o QR Code, a validação do documento é feita rapidamente.
Para conhecer o Validador de Documentos Digitais acesse: https://assinaturadigital.iti.gov.br/#

Fonte: ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One