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Número de novos fornecedores credenciados para participar de compras públicas bate recorde

Até outubro deste ano, mais de 72 mil novas empresas se credenciaram no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores; resultado é o maior da série histórica
Pixabay

O número de novas empresas credenciadas para participar de compras públicas no Brasil em 2022 já é o maior registro em toda a série histórica. De janeiro a outubro, mais de 72 mil novas empresas já se credenciaram no Sicaf – Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, para participar das licitações no Compras.gov.br — 21,5% a mais do que no ano passado. Ao todo, são mais de 490 mil empresas credenciadas atualmente, a maioria formada por micro e pequenas empresas.  

Até então, o maior registro de novas empresas credenciadas havia sido de 65.587 em 2010. No ano passado, o número foi de 58.496 novos credenciamentos. Em 2020, foram 41.180 novas empresas, em 2019, 32.433 e, em 2018, houve 23.149 novos registros. 

As micro e pequenas empresas correspondem, em média, a cerca de 45,5% do total de fornecedores que participam de compras públicas no país. De 2019 a 2022, o Sicaf registrou um crescimento de 125% no número de credenciamentos de microempresas, empresas de pequeno porte e equiparadas, como microempreendedores individuais (MEI) e cooperativas. Em 2019, eram 23.005 e, de janeiro até outubro deste ano, já são 51.817.  

O credenciamento no Sicaf é o primeiro passo para que fornecedores nacionais e internacionais possam participar das compras realizadas pelos órgãos públicos. Criado para viabilizar o cadastramento de fornecedores de todo o Brasil no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, o Sicaf é um módulo dentro do Sistema Compras.gov.br, com acesso fácil e gratuito.  

Após o credenciamento, os licitantes estão aptos a participar dos processos de contratações dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais que utilizam o Compras.gov.br. O fornecedor interessado, ou seu representante, acessa o Sicaf no Portal de Compras do Governo Federal, com o certificado digital, informando os dados necessários e apresentando, digitalmente, a documentação exigida para cada nível de credenciamento. Mais detalhes podem ser obtidos nos manuais disponíveis na página do Sicaf. 

Aplicativo

A transformação digital e a facilidade de acesso proporcionam um número cada vez maior de licitantes nas compras públicas. Desde outubro de 2021, interessados em vender para a administração pública contam com a facilidade de participar do processo licitatório na palma da mão por meio do aplicativo. 

App Compras.gov.br facilita o processo de contratação direta realizado com dispensa de licitação. No aplicativo, o fornecedor também pode se credenciar no Sicaf com segurança e agilidade, além de realizar o cadastro de propostas em dispensas eletrônicas e incluir lances nos processos em que está participando. O aplicativo Compras.gov.br está disponível para download tanto para sistemas Android quanto para iOS.

Fonte: Ministério da Economia

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