Notícias

Diplomas de graduação do Ifes agora são 100% digitais

Certificados do Encceja também já são emitidos no formato digital, assinados com certificação digital na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Divulgação

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) começou a emissão do diploma digital, com início pelos diplomas dos cursos de graduação do Ifes. O documento 100% digital traz mais segurança na sua emissão e diminui a burocracia. A próxima ação será a emissão do primeiro certificado de conclusão de curso de especialização Lato Sensu no formato digital.

De acordo com a Diretoria de Tecnologia da Informação do Ifes (DRTI), a iniciativa visa trazer mais segurança na emissão do diploma, pois o documento conta com requisitos de segurança com o objetivo de evitar fraudes. O diploma é gerado por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e sua efetivação é feita no ambiente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O documento é assinado via certificado digital do tipo ICP Brasil.

“A implementação do diploma digital no Ifes, atende à regulamentação do MEC, que dispõe sobre a emissão e o registro de diploma dos cursos superiores de graduação no formato digital. O diploma digital é uma inovação tecnológica importante para a modernização dos processos acadêmicos. É uma inovação que desburocratiza o processo de emissão de diploma, assim como traz benefícios em relação a economia de tempo, de custos e reforça a segurança do documento. É um grande avanço para os registros acadêmicos”, destaca a pró-reitora de Ensino do Ifes, Adriana Piontkovsky. Anualmente, o Ifes emite cerca de mil diplomas de graduação aos alunos concluintes.

Encceja

A transformação digital envolveu ainda a emissão dos certificados Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Os campi do Ifes firmaram adesão e anualmente são escolhidos pelos candidatos para a emissão dos certificados.

O volume anual é de aproximadamente 1.500 certificados para todo o Ifes. Sua emissão era feita de forma manual e, com a digitalização, torna-se necessária apenas uma validação simples da unidade na emissão do certificado. O próprio candidato faz a emissão a partir do portal público, sem necessidade de demandar as Coordenadorias de Registro Acadêmico do Ifes.

Com informações do Instituto Federal do Espírito Santo

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One