Notícias

Instituto Fenacon debate identificação biométrica com entidades certificadoras

Representantes de entidades certificadoras se reuniram com o presidente do Instituto Fenacon, Valdir Pietrobon, nesta quarta-feira, 1, na sede da Fenacon, em Brasília, para debater a segurança que a coleta de biometria deve garantir ao processo de emissão de Certificados Digitais.

IFEN

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, presente no encontro, além de integrantes da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Certisign e Valid destacaram que o procedimento vai aumentar a confiabilidade na cadeia de Certificação Digital.

“A normativa institui que as Autoridades Certificadoras adicionem a coleta da biometria do solicitante no processo de validação do certificado. O objetivo desta checagem é evitar qualquer possibilidade de fraude, reforçando a segurança e a integridade da certificação digital”, destacou Pietrobon.

IFEN3Seguindo a normativa, instituída pelo Comitê Gestor de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras, a coleta dos dados biométricos já foi iniciada e a partir do mês de novembro será feita a comparação das digitais de possíveis fraudadores que constam na base de dados com a dos clientes que estiverem validando os certificados.

 
Fonte: Fenacon

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One