Notícias

Governo passa a exigir nível prata ou ouro no site Gov.br para acesso de MEIs

Medida promete aumentar a segurança do portal

O Governo Federal decidiu mudar as regras de segurança para o acesso do site Gov.br para Microempreendedores Individuais (MEI). Agora, o MEI deve se enquadrar nos níveis de segurança prata ou ouro, que pedem a confirmação da identidade do cidadão. Apenas com esse status será possível realizar serviços como formalização, alteração cadastral e baixa.
 
A conta gov.br possui três níveis: ouro, prata e bronze. Os três níveis são referentes à forma que a conta é criada ou validada e diferenciam algumas características como grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário. Os níveis também são classificados com base nos tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados e as transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.
 
Com base nisso, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, em bases da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível do usuário. As contas do nível bronze, o mais baixo das categorias, são feitas exclusivamente com informações do CPF ou do INSS. Este também é o cadastro feito presencialmente nas unidades do INSS ou do Denatran.
 
Fonte: O Dia

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One