Notícias

Novos diplomas de graduação da Ufes serão em formato digital

O reitor Paulo Vargas assinou nesta sexta-feira, 31, os primeiros diplomas digitais emitidos pela Ufes. A partir de agora, os documentos emitidos para os concluintes dos cursos de graduação seguirão esse modelo. O novo formato, estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) e já em sua quarta geração, moderniza o documento, agregando também o histórico escolar e informações sobre o corpo docente.

O primeiro diploma assinado nesta sexta-feira foi da estudante egressa Ágata Oliveira (foto), que esteve presente no ato de assinatura. “Eu estou muito grata por essa honra. Para mim, esse diploma representa um sonho e uma grande conquista. Eu sou a primeira pessoa da minha família a ingressar em uma universidade federal e encerrar esse ciclo é uma vitória”, contou emocionada a recém-formada no curso de Farmácia.

“É um avanço para nossa universidade, que empreendeu esforços na sistematização de seu banco de dados para gerar esse documento digital que é moderno, promove economicidade e ainda compõem um sistema mais seguro e eficiente”, ressaltou o reitor.

A Pró-Reitora de Graduação, Cláudia Gontijo, lembrou que o novo documento é fruto de um trabalho que envolveu diversos setores da Ufes, em prol de uma entrega necessária para a comunidade acadêmica. “Foi um grande desafio para chegarmos a esse avanço, que traz mais segurança tanto para quem recebe o diploma quanto para a equipe que atua no processo de emissão dos documentos”, afirmou.

O Superintendente de Tecnologia da Informação da Ufes, Renan Teixeira, destacou que o trabalho realizado não foi apenas a digitalização de um documento: “O diploma digital contém todas as informações do histórico do estudante dentro da instituição. É muito mais que um PDF, é um complexo arquivo de dados, que vai facilitar muito a rotina dos egressos, que poderão acessá-lo de qualquer lugar e a qualquer tempo”.

Avanços

Além da segurança, fácil acesso e do maior número de informações disponibilizadas, o diploma digital ainda apresenta outros avanços, tais como a agilidade na emissão e o fato de não ser mais necessário se deslocar para retirar o documento fisicamente. 

“A Ufes possui quatro campi universitários e tem estudantes espalhados por todo o Espírito Santo, nos 28 polos de Educação a Distância. Antes, para retirar o diploma, era preciso vir até o campus de Goiabeiras. Agora, isso mudou. Isso também é inclusão”, destacou a Superintendente de Educação a Distância, Maria Auxiliadora Corassa. 

A partir de agora, o diploma digital ficará disponível para os recém-formados no Portal do Aluno, de onde poderá ser baixado e consultado quando necessário. O documento terá dois formatos: um arquivo de dados (xml), que é o documento propriamente dito, validado pelo MEC; e uma representação virtual – um arquivo em PDF que pode ser impresso pelo próprio estudante, caso assim deseje. A autenticidade do diploma poderá ser verificada no sistema de autenticação da Ufes e também no portal validador do MEC.

A solenidade de assinatura dos primeiros diplomas digitais da Ufes ocorreu no gabinete do reitor, com a presença representantes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), Superintendência de Educação a Distância (Sead), Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Fonte: UFES

Texto: Camila Fregona
Imagens: Ana Oggioni

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One