Notícias

Economia: gestão inova e implanta “Prefeitura Sem Papel”

Foto: Thiago de Barros/Secom e Humberto de Marchi/Secom

Eficiência, transparência e economia. Essas são as palavras-chaves e os pilares que definem o projeto “Prefeitura Sem Papel”, que começou a ser implantado na Prefeitura de Aracruz e pretende eliminar o uso de papel na gestão dos processos administrativos. A partir de segunda-feira (4), o sistema já estará em pleno funcionamento, o que dará mais comodidade e segurança na abertura e acompanhamento de processos junto à administração municipal.

Durante a tarde de quarta-feira (30) e quinta-feira (31), cerca de 200 servidores das secretarias que compõem a gestão participaram de um treinamento para que, de fato, estejam aptos a utilizar o sistema que trará muita economia aos cofres públicos, agilidade e transparência na tramitação dos processos. 

Com o sistema funcionando, estima-se que a economia será de até 64% no custo de um processo digital em relação ao processo em papel. No dia 21 de janeiro, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Semad) assinou contrato com a empresa vencedora do certame que vai oferecer os serviços, a Ágape Consultoria. A implantação dos processos eletrônicos permite ao município simplificar e desburocratizar os serviços públicos prestados pela administração municipal. Com a utilização do software “No Paper Cloud”, pesquisar, localizar, armazenar, protocolar, tramitar os processos ficarão mais fáceis. 

O sistema, que será implantado já estará funcionando na segunda-feira (4), tem a plataforma totalmente via web e permitirá o acesso por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. Os gestores irão assinar os documentos por meio da assinatura eletrônica/digital. Além disso, vários processos poderão ser despachados com uma única ação, reduzindo em até 80% o tempo de tramitação.

“Pensamos de forma macro a fim de modernizar a gestão, agilizar o atendimento e oferecer mais praticidade aos usuários. A tramitação dos processos no meio digital vai representar uma grande economia de recursos humanos e financeiros para o município, além de contribuir com a preservação de recursos naturais. Estamos atuando para que essa transformação digital aconteça nos mais diversos serviços, oferecendo um maior número de serviços on-line para o cidadão, que diariamente busca por praticidade”, comentou o secretário da Semad, Marcus Coelho. 

De acordo com o prefeito Dr. Coutinho, o serviço público está se desburocratizando. “O Prefeitura Sem Papel é um projeto muito inovador já em funcionamento em alguns municípios e, acompanhando e trazendo para Aracruz o que há de mais moderno, implantamos o sistema com o objetivo de desburocratizar a tramitação dos processos, tornando mais ágil, fácil e seguro. Além da eficiência e economia que será gerada, os novos processos protocolados irão promover mais comodidade aos servidores que cuidam da parte administrativa e que ainda manuseiam os processos físicos. De forma sustentável e gradativa, a tramitação digital será incorporada ao dia a dia, proporcionando, também, melhor qualidade aos nossos funcionários da PMA e munícipes”, comentou.

TEXTO: Thiago de Barros
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One