Notícias

VALIDAR está disponível em formato de aplicativo para validação de QR Codes

O VALIDAR destina-se aos usuários, pessoas físicas e/ou os representantes de organizações públicas e privadas, que desejarem consultar o status das assinaturas dos documentos assinados eletronicamente. O serviço possui as seguintes funções:

  • Validação de assinaturas eletrônicas;

  • Verificação de cadeia de confiança;

  • Verificação da conformidade com o Padrão brasileiro de Assinatura Digital, regulamentado no âmbito da ICP-Brasil;

  • Garantia de autenticidade e integridade dos documentos;

  • Emissão de relatórios.

Com isso os usuários passam a contar com orientações normativas importantes sobre alguns dos procedimentos que envolvem, por exemplo, aceitar ou não um documento que não tenha sido validado ou sobre os procedimentos para validação de documentos com QR Codes.

A Portaria ITI nº 22, publicada no dia 02 de outubro de 2023, regulamentou os procedimentos de utilização do serviço de Validação de Assinaturas Eletrônicas.
 
 

O Validar é um serviço desenvolvido e gerenciado pelo ITI que pode ser utilizado gratuitamente através do site (https://validar.iti.gov.br), do aplicativo VALIDAR – QR CODE ou por meio da integração com sites de outros órgãos públicos.

Ele está disponível no Google Play (https://play.google.com/store/apps/details…) para celulares Android e na App Store da Apple (https://apps.apple.com/br/app/validar-qrcode/id1489368263) para o sistema iOS (iPhone).

Com informações do ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One