Notícias

Digitalização de serviços públicos já atinge mais de 100 municípios, entre eles São Paulo

Além da capital paulista, Manaus acaba de aderir à rede formada pela plataforma de relacionamento do governo brasileiro com o cidadão; 20 estados também participam

No rastro da transformação digital empreendida pelo governo federal, que já dispõe de 74% dos seus 4,9 mil serviços totalmente digitalizados, municípios de todo o país começam a aderir à rede formada pelo GOV.BR. Ao todo, mais de 100 deles já participam – entre os mais recentes estão São Paulo e Manaus. Eles começam a utilizar sem custos ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo governo, além de trocar conhecimento sobre tecnologias e estratégias aplicadas em nível federal e por outros entes federados na digitalização de serviços públicos, o que acaba se tornando um atalho para acelerar sua própria transformação digital local.

Essa impulsão do governo federal à digitalização de estados e municípios é uma das metas da Estratégia de Governo Digital 2020-2022, mais especificamente no eixo Governo Integrado. O objetivo é facilitar a vida do cidadão, que passa a dispor de uma experiência cada vez mais fluída na utilização de serviços públicos, independentemente do ente federativo prestador desses serviços. Outro aspecto facilitador: as pessoas não precisam mais manter múltiplos cadastros e senhas diferenciados para cada serviço público que solicitarem. Usam o login único do GOV.BR, já que estados e municípios podem integrar seus sistemas à plataforma.

“A plataforma de relacionamento do governo federal com o cidadão, o GOV.BR, já conta com 128 milhões de usuários cadastrados. É uma grande conquista!”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “No GOV.BR, pretendemos continuar trabalhando de forma coordenada para simplificar, facilitar e agilizar cada vez mais a vida do cidadão, ajudando estados e municípios a ampliar a oferta de serviços públicos digitais.”

Entre os municípios que já aderiram, há hoje 15 capitais: além de São Paulo e Manaus, Belo Horizonte, Campo Grande, Florianópolis, João Pessoa, Maceió, Natal, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Teresina e Vitória. Das 27 Unidades Federativas (UFs), 20 já estão na rede: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, GO, MT, MS, MG, PR, PB, PA, PE, RS, RJ, RO, RR, SC.

“A parceria de São Paulo com a Rede Nacional de Governo Digital trará avanços importantes no processo de transformação digital da cidade”, acrescenta o secretário de Governo do município de São Paulo, Rubens Rizek. “Trata-se de um projeto de Estado e queremos ajudar a fortalecer a rede nacional, ao mesmo tempo em que a parceria permitirá encurtar os caminhos para a resolução de questões importantes da administração municipal.”  

 Para aderir: Basta enviar e-mail para  informando o interesse e a equipe da Secretaria de Governo Digital entrará em contato 

Fonte: Ministério da Economia

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One