Notícias

Como comprar remédios com receita digital?

Na farmácia ou no delivery, comprar remédio com receita digital é mais fácil do que com a versão original — basta ter acesso a um celular. Além disso, não é necessário imprimir o documento (PDF) enviado pelo médico, já que apenas a apresentação do arquivo e a sua conferência bastam. Em caso de prints, o QR Code deve estar obrigatoriamente visível.

A principal vantagem da receita médica digital é o fato do paciente não correr mais o risco de perder o documento físico, como eventualmente acontece. Outro benefício é a facilidade e a segurança na hora de verificar a autenticidade — afinal, um carimbo e uma assinatura são mais facilmente falsificados. Por fim, o documento também facilita a leitura da prescrição, já que, às vezes, a letra do médico pode ser de difícil compreensão.

Como comprar remédio com receita digital?

Nem todo remédio pode ser prescrito digitalmente

De forma geral, a receita digital já funciona para a maioria dos medicamentos controlados, incluindo alguns antimicrobianos, ansiolíticos, antidepressivos, anticonvulsivantes, antipsicóticos e controladores de hormônios, segundo o Ministério da Saúde. Por outro lado, não pode ser usada na prescrição de remédios como retinoides e talidomida, pois ainda há a exigência da receita física.

Receita digital e receita digitalizada

Ponto importante: a receita digital não é igual a uma receita digitalizada. Por documento digitalizado, entende-se a foto de uma receita tradicional. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), esse tipo de documento, sem QR Code, só é válido para medicamentos de venda em receita simples ou isentos de prescrição médica.

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One