Notícias

Certificados Digitais trazem maior segurança e agilidade nos atendimentos médicos

Um dos principais benefícios de Certificados Digitais é o nível de segurança que estes proporcionam. Esse produto elimina um gap importante dentro do segmento de saúde, que passa pelas mesmas dificuldades dos outros setores, com muitos dados e alto custo para armazenamento e trânsito de documentos.

Visando aumentar esta segurança, reduzir o volume de papel e ainda o custo de armazenamento do prontuário, o Hospital Unimed Chapecó investiu na solução em nuvem que armazena em HSM (repositório em nuvem), Certificados Digitais do tipo A3 com validade de cinco anos, proporcionando mais praticidade aos profissionais de saúde. “Finalizamos e realizamos a substituição dos Certificados Digitais modelo A3 smartcard para o modelo em nuvem com Certificados armazenados em HSM, que centraliza as identidades digitais de todo o corpo clínico em um único local”, explica Júlio Mendes, diretor comercial da Soluti.

Segundo Mendes, o Certillion Cloud Saúde oferece inúmeras vantagens para a gestão. “A solução elimina o uso de mídias físicas para a autenticação, em que o profissional pode acessá-lo de onde estiver, garantindo, assim, o uso efetivo do Certificado na Instituição. O médico, por exemplo, consegue otimizar o seu tempo e dar maior agilidade nos processos ao assinar documentos como prontuários eletrônicos de pacientes, receitas e laudos, de forma digital e mobile sem a necessidade de se deslocar.”

Além da agilidade nos processos, a segurança é o ponto forte desta solução digital em uma Instituição. “A tecnologia é segura na medida em que o HSM (Hardware Security Module) é homologado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). O Certillion Cloud Saúde é a primeira solução do mercado com Certificado Digital A3 com validade de cinco anos (renováveis por mais cinco)”.

Outro fator que resulta em maior segurança, segundo Mendes, é a dupla autenticação. “Para o usuário acessar o prontuário eletrônico, ele precisa preencher os dados de acesso correspondente ao sistema. Em seguida, uma nova verificação é feita por um aplicativo, via código OTP (código PIN válido para apenas uma sessão de login). Esse método comprova que a pessoa por trás da assinatura digital é realmente quem diz ser”.

Entretanto, para colocar em prática essa solução no Hospital Unimed Chapecó, a empresa precisou superar alguns desafios. “Deixar para trás o uso do papel gera tempo e treinamento. Entretanto, nós conseguimos criar uma nova cultura dentro do Hospital para o uso do certificado digital pelos colaboradores, médicos e demais funcionários, de forma correta e efetiva”.

Crescimento e novas visões

Além do Hospital Unimed Chapecó, a Soluti atua em outros clientes da Saúde, como Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), Unimed (RS), Hospital Anchieta (DF), Escola Bahiana de Medicina e ICC – Instituto do Câncer do Ceará.

Devido ao crescimento e sucesso na aplicação do certificado digital, a empresa possui expectativa de dobrar o faturamento e o número de emissões em 2019. “Manteremos nossas parcerias estratégicas e firmaremos novas, considerando que são os principais responsáveis pelo sucesso do negócio, que cresce, acima do mercado, em torno de 20% ano.”

Healthcare Management

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One