Notícias

Câmara de Rio Preto digitaliza protocolos e acaba com utilização de papel

O mês de março de 2022 marca o início da operação do projeto Câmara sem Papel. Com isso, o legislativo rio-pretense passa a realizar de forma totalmente digital o protocolo e o trâmite de proposituras.

Isso significa que nos gabinetes dos vereadores não será mais necessário imprimir projetos, indicações, requerimentos para apresentar e protocolar na Diretoria Legislativa. Tudo isso agora pode ser feito em instantes, por sistema digital. Relatórios e parecer de comissões também serão apresentados da mesma forma.

“Nós vamos ter os vereadores dando parecer nas comissões direto do seu notebook, do seu celular, tudo com assinatura digital. Toda a documentação que a gente encaminha para o Executivo agora também será de forma digital. É um ganho de tempo e um ganho muito grande na transparência”, explica o presidente da Câmara, vereador Pedro Roberto (Patriota).

Além de proporcionar mais agilidade à apresentação e à tramitação das propostas, a medida também busca minimizar impactos ambientais. “Em termo de material, há uma perspectiva de economia de 40 mil folhas de papel no ano. Isso é um ganho ambiental importante. A gente também reduz muito uso de toner, que é um outro produto que afeta a natureza”, relata o presidente.

O projeto Câmara Digital-Câmara Sem Papel é uma iniciativa da Mesa Diretora, Diretoria Geral e Diretoria Legislativa. A ação prevê ainda o desenvolvimento de um aplicativo para celular. Pela ferramenta, a população poderá acompanhar o trâmite dos projetos e as atividades realizadas pelos vereadores. O app, que está em fase de testes, será lançado em breve.

“Eu estou muito animado porque nós vamos dar um salto, nós vamos proporcionar à população maior acesso a tudo que acontece aqui no Poder Legislativo da nossa cidade.”

Da Redação DHOJE Interior

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One