Notícias

150 milhões de brasileiros já usam o GOV.BR

O nível ouro é o que teve maior crescimento em 2023, com cerca de 40%, chegando a 45 milhões de contas, cuja validação pode ser feita com certificado digital ICP-Brasil.

A Plataforma GOV.BR atingiu, nesta terça-feira (27/6), a marca de 150 milhões de brasileiros cadastrados. Ao todo, são 4.200 serviços digitais que podem ser acessados pelos cidadãos sem a necessidade de deslocamentos a um órgão público. Entre os destaques destes serviços, temos o Meu INSS (do Instituto Nacional do Seguro Social), as carteiras de trânsito e trabalho, o Seguro Desemprego, o Abono Salarial, a Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda e até a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. 

 “Alcançar este patamar demonstra o quanto os brasileiros já confiam no GOV.BR, nós vamos trabalhar agora para ampliar nossa parceria com estados e municípios, faz parte da proposta da atual gestão incrementar a colaboração com os demais entes da federação a partir da Rede GOV.BR”, afirma o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas. Todos os 26 estados e o Distrito Federal já fazem parte desta rede. Além disso, a Rede GOV.BR já conta com a participação de 300 municípios. 

Um dos objetivos principais da digitalização dos serviços públicos é ofertar comodidade e segurança ao cidadão. Para isso, o GOV.BR unificou os canais digitais do governo federal em um ambiente acessível 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo smartphone, tablet ou computador por meio de um único login. Ao digitar o CPF e sua senha, o usuário acessa não só os serviços federais, mas também de estados e municípios. 

Um bom exemplo de serviço que atende milhares de brasileiros é a Prova de Vida Digital. Até o momento, este serviço já alcançou a marca de 2,6 milhões de validações de beneficiários. “Este número comprova o quanto o GOV.BR simplifica a vida dos brasileiros, evitando filas e trazendo economia de tempo e recursos para todos”, afirma Mascarenhas.  

Nos estados brasileiros, a modalidade digital para o recadastramento está disponível aos servidores públicos do Executivo estadual da Bahia, de Goiás e da prefeitura de Recife/PE. A Prova de Vida também é utilizada por militares das Forças Armadas Brasileiras, da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, assim como servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF e Tocantins), do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.  

Contas Ouro e Prata 

No âmbito do GOV.BR, também é importante destacar o crescimento de contas Ouro e Prata, que acabaram de chegar a 69 milhões. Estas, que possuem níveis reforçados de segurança, representam 46% das contas GOV.BR. O nível ouro é o que teve maior crescimento em 2023, com cerca de 40%, chegando a 45 milhões de contas. Para alcançar esse nível, é preciso realizar a validação facial no aplicativo GOV.BR utilizando a biometria colhida pela Justiça Eleitoral, caso tenha feito, ou através do certificado digital. 

Ainda não tem sua conta na plataforma GOV.BR? Saiba como fazer: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br  

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One