Notícias

Brasil emite mais de 3 milhões de Certificados Digitais em 2015

De acordo com a ANCD, o Brasil ultrapassou recentemente os 10 milhões de Certificados Digitais emitidos, considerando o estoque de certificados a partir dos números de 2015

De acordo com dados da Associação Nacional de Certificação Digital, a ANCD, o número de emissões de Certificados Digitais em 2015 chegou em 3.280.537, o que aponta um crescimento de mais de 28% em comparação ao ano de 2014 (2.553.708 certificados).

No geral, o mês de dezembro emitiu 208 mil certificados em todo o Brasil. Ainda de acordo com a ANCD, o Brasil ultrapassou recentemente os 10 milhões de Certificados Digitais emitidos, considerando o estoque de certificados a partir dos números de 2015.

Para o presidente da entidade e vice-presidente da Certisign, Julio Cosentino, o resultado do estudo mostra como a Certificação Digital está ganhando espaço no dia a dia do brasileiro.

“As empresas e os executivos estão percebendo como o Certificado Digital é uma tecnologia que vai muito além das obrigações e transações com o governo, pois é um facilitador para um cotidiano sustentável e ajuda a reduzir custos e tempo. Com isso, cresce o número de empresas e pessoas físicas conscientes dessas vantagens, que utilizam cada vez mais o Certificado Digital”.

A estimativa é que em 2016 o setor cresça cerca de 20%. Ou seja, cerca de 650.000 novos certificados digitais devem ser emitidos.

“A Certificação Digital vem ganhando mercado no Brasil há alguns anos e está madura, uma vez que suporta em torno de R$ 6,5 trilhões em transações, o equivalente a 120% do PIB de 2014. Vale lembrar que essas transações se dão em sistemas na rede mundial de computadores com total segurança. Para se ter uma ideia, no Brasil, até o final de 2015, havia mais de 18 milhões de empresas ativas, segundo o portal Empresômetro. Ou seja, a quantidade de Certificados Digitais emitidos no País até hoje ainda é baixa em comparação com esse dado. Se pensarmos em todas as empresas, executivos e pessoas físicas que poderiam utilizar as vantagens da certificação digital com todas as economias e benefícios decorrentes desta tecnologia, a expansão seria ainda maior”, diz Antonio Cangiano, diretor-executivo da ANCD.

Além da grande quantidade de emissões, o outro destaque fica por conta da sustentabilidade envolvendo o setor. “A tecnologia permite que o trabalho seja realizado em um universo praticamente sem o uso do papel, sem transporte físico e sem armazenamento extenso. Por consequência, a economia deste recurso é imensa. Um exemplo é a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), que desde sua implantação, em 2006, permitiu que mais de 48 bilhões de folhas de papel deixassem de ser impressas, uma vez que são mais de 12 bilhões de notas emitidas e cada uma antes consistia em 4 vias, sem contar o papel carbono que era usado para as cópias”, destaca Julio Cosentino.

Redação, Administradores.com, 14 de fevereiro de 2016

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One