Notícias

Visita de secretário ao ITI visa implementação de algoritmos quânticos em sistema de chaves públicas

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), recebeu na tarde da última quinta-feira, 18 de janeiro, a visita do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Guila Calheiros, e do diretor do Programas de Inovação  da secretaria, Osório Coelho. O encontro teve como pauta as tecnologias quânticas no Brasil e sua importância estratégica para o sistema de serviços públicos digitais.

Durante a visita foi discutida a parceria entre o ITI e a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC) no desenvolvimento tecnológico da Computação Quântica, com grandes expectativas de resultados para os próximos anos. A tecnologia quântica configura-se como de fundamental interesse para o país e, em particular, para o ITI devido ao seu potencial de revolucionar a criptografia, sendo necessário estudos para avaliação de novos algoritmos pós-quânticos e como esses algoritmos influenciam as assinaturas eletrônicas.

A parceria além de aproximar o instituto de uma tecnologia emergente no cenário global, proporcionará uma segurança ainda maior para o sistema de chaves-públicas, bem como para o cidadão que cada vez mais faz uso dos serviços públicos digitais. Amparada nas leis da física, com a criptografia quântica é possível criar um canal de comunicação impossível de ser monitorado sem interferir na transmissão.

Saiba mais

As tecnologias quânticas, diferente da computação tradicional, ao invés de usar “um” e “zero” em sequências longas, faz uso de um bit quântico, ou seja, na tecnologia é empregada as propriedades das partículas subatômicas.

Em um fenômeno chamado de superposição, elétrons ou fótons, por exemplo, podem estar em dois estados ao mesmo tempo, logo a velocidade de cálculo realizado por um computador quântico é muito superior à de um computador convencional.

Portanto, para a ciência da informação essas novas propriedades quânticas empregadas na criptografia irão revolucionar o processamento, a segurança e a transmissão da informação, dentre outros impactos positivos.

Fonte: ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One