Artigo

Tecnologia influi no desenvolvimento do país?

*Por Leonardo Gonçalves

Um dos itens que mais contribuíram para melhoria da nota do Brasil no novo relatório Doing Business, do Banco Mundial, que mede a competitividade das economias de 190 nações, foi a simplificação do registro de empresas, propiciado pelo Certificado Digital. Com este facilitador, novos CNPJs podem ser abertos com muito mais agilidade, on-line, o que melhorou o ambiente de negócios no País. Na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), por exemplo, é possível abrir uma empresa de baixo risco em até 24 horas.

De fato, a Certificação Digital é uma das tecnologias que mais tem viabilizado mudanças positivas no universo dos negócios, desde a abertura e registro das firmas até a operação e gestão de empresas de todos os segmentos, porque permite que processos migrem para o eletrônico. Como exemplo, pode-se citar a assinatura de documentos, como contratos, procurações, diplomas, entre outros. Isso é possível porque a cada uso do Certificado é gerada uma assinatura digital que tem o mesmo valor jurídico da manuscrita, garantido pela legislação brasileira.

Para ilustrar, pense em um seguinte cenário: você está em Paris – de férias -, precisa formalizar um negócio aqui no Brasil e todos estão te aguardando para a assinatura. O que você faz? Pega o primeiro voo para não perder esta oportunidade e encerra suas merecidas férias? Com o Certificado isso não é preciso. De qualquer lugar e a qualquer hora você pode assinar um documento. Sem dor de cabeça, sem deslocamentos. Do início ao fim, a tramitação é realizada de forma eletrônica.

Essa mudança, diria, de comportamento, é cada vez mais importante para a longevidade dos empreendimentos, pois estamos numa nova realidade em que a tecnologia torna-se mais do que um diferencial competitivo, mas uma necessidade. Uma vez adotada e usufruídos seus benefícios, é impossível retroceder.

Os resultados provenientes da digitalização dos processos são inúmeros, sendo os principais: celeridade, economia de papel e dinheiro (considerando recursos para impressão, transporte e armazenamento de documentos) e otimização do trabalho dos envolvidos. Mas vale ressaltar o mais importante dos benefícios: o tempo. Não há nada melhor do que realizar os compromissos de trabalho com rapidez para dedicar o restante das horas ao que realmente importa: o planejamento de uma nova empreitada nos negócios, família, amigos, filhos, em suma, a sua vida.

Por fim, a melhoria da nota brasileira no Doing Business não significa que nosso país esteja num grau adequado de competitividade. Considerando-se todos os fatores, ainda temos de avançar muito na legislação, normas, impostos e outros fatores que impactam o desempenho das empresas e da economia como um todo. Nossa posição no ranking, em 124º lugar dentre 190 países, demonstra que ainda temos muito a avançar. Mas, sem dúvidas, a Certificação Digital se mostra perfeitamente eficaz para sustentar muitas das mudanças que ainda estão por vir.

*Leonardo Gonçalves é diretor de Relações Institucionais da Certisign, empresa especializada em identificação digital.

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One