Notícias

Servidores podem acessar contracheque com certificado digital no MG App

MG App traz mais uma facilidade para seus usuários: a autenticação por meio da certificação digital. A novidade facilita a identificação e aumenta a segurança das informações fornecidas no aplicativo. Os servidores públicos estaduais poderão acessar seu contracheque com o certificado e não precisarão mais digitar a matrícula e a senha a cada acesso.

Para fazer a autenticação por meio dessa tecnologia, é preciso primeiro autorizar o uso dos dados do servidor no aplicativo, no menu “Certificado Digital Prodemge / Autorizar Dispositivo”. Após esse passo, o usuário deve acessar o site autenticação.prodemge.gov.br e seguir as instruções. Uma leitura de QR code será solicitada para validar a identificação. Concluído esse processo, o usuário só precisará acessar o menu “Servidor Público Estadual / Contracheque” do MG App e digitar o mês e ano de referência para acessar o documento no dispositivo móvel.

Disponível desde o final de agosto, o novo serviço reduz o número de campos e senhas e dificulta o roubo de cadastro e identidade. “A certificação digital é a identidade eletrônica de uma pessoa e estamos trabalhando para aumentar a oferta de serviços que se utilizam dessa tecnologia para identificar seus usuários, facilitando a vida do cidadão”, explica o diretor-presidente da Prodemge, Rodrigo Paiva.

Junto com a Seplag, a companhia estuda outros serviços de acesso restrito que podem utilizar a autenticação por meio do certificado digital e ser disponibilizados no MG App, com o objetivo de desburocratizar a prestação de serviços públicos do Governo de Minas.

MG App

O aplicativo MG App, desenvolvido pela Prodemge para o Governo de Minas Gerais, foi lançado por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pela sua gestão e operacionalização.

Com o aplicativo, o usuário tem acesso fácil a informações e serviços estaduais e pode resolver problemas de forma simples, rápida e moderna. Mais de 700 mil downloads do MG App já foram feitos, desde seu lançamento, em 2016.

A média de usuários mensais é de 215 mil, que utilizam o seu celular ou outro dispositivo móvel para gerar a segunda via da conta de água ou luz, agendar doação de sangue ou a emissão de carteira de identidade, e consultar a situação do seu veículo, por exemplo. O aplicativo também dá acesso a endereços, telefones e horário de atendimento das principais unidades de prestação de serviços do governo estadual, como delegacias e escolas.

O MG App é finalista do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov) 2019.

Agência Minas Gerais

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One