Notícias

Serviços digitais: RS lidera oferta. São Paulo e Rio decepcionam. DF não manda dados

Ana Paula Lobo … Convergência Digital

O estado do Rio Grande do Sul, pelo segundo ano consecutivo, liderou o ranking de mais maduro na oferta de serviços digitais no Brasil, de acordo com o Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, organizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação, ABEP-TIC. Bahia, Paraná e Paraíba tiveram destaque ao longo de 2020, e divulgado nesta sexta-feira, 02/07.

Surpreende os resultados de São Paulo e Rio de Janeiro, com performance abaixo do esperado, principalmente do Rio de Janeiro com apenas 52 pontos e fora dos 10 mais avançados. O estado do Amazonas avançou, mas o índice evidencia- como todo e qualquer estudo nacional – a desigualdade  evidente dos estados da região Norte e Nordeste em relação aos do Sul do país.

A Lei de Governo Digital (Lei 14.129), que entrou em vigor na quarta-feira, 30/06, para os órgãos da União, amplia os parâmetros da transformação digital para estados e municípios. Estabelece, por exemplo, que esses entes federados devam criar canais de prestação de serviços em formato digital, como os portais. Também induz a uma única identidade digital e a ampliação de dados abertos.

Isso significa que o futuro do governo é digital, pontuou o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, ao participar da divulgação do índice. “Não há mais espaço para o governo analógico”, ressaltou. O executivo conclamou a união federativa para se ter uma plataforma nacional no guarda-chuva do Gov.br.

“Não podemos ter retrabalho. Temos de ser um time onde cada um tem uma função. Temos que trabalhar como uma plataforma igual ao Facebook, Instagram. Não podemos nos dividir e cada um querer fazer sozinho. Se isso acontecer, vamos ficar muito para trás”, advertiu Monteiro.

O secretário lembrou que, em janeiro de 2019, o gov.br tinha apenas 1,5 milhão de brasileiros conectados. Hoje, soma, 107,2 milhões com a identidade única. “Crescemos 62 vezes em 30 meses. Muito melhor que muita startup de mercado e podemos crescer mais. atualmente 87 milhões de brasileiros acessam um serviço do gov.br todos os meses”, salientou.

Mas ainda há muito para se fazer. O gov.br contabiliza a adesão de  12 estados, do Distrito Federal e de pouco mais de 100 municípios. “Quanto mais estados e municípios aderirem, mas vamos avançar na oferta nacional de serviços. Dar uma identidade única digital”, sinalizou Monteiro.

O secretário de Governo Digital também reforçou que o Brasil saiu da 55ª posição no ranking da oferta de serviços digitais e está na 20ª posição, mas é possível, na visão dele, ficar entre os 15 maiores do mundo. “Estamos fazendo aquilo que o cidadão queria e podemos e devemos fazer muito mais. Governo digital é estratégico para qualquer política pública que se pense no Brasil”, completou.

Imagem de StockSnap por Pixabay

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One