AARB notícias

Segundo semestre trouxe mudança na presidência da AARB e lançamento do Selo de Ação Ética na Certificação Digital

Nesta segunda parte da Retrospectiva 2023, o segundo semestre foi marcado pelo anúncio do novo presidente-executivo da AARB. Jorge Prates, diretor jurídico da Associação desde 2017, assumiu em 1º de julho com a missão de incrementar o diálogo entre a diretoria e os associados e desenvolver uma série de novas atividades para o fortalecimento das Autoridades de Registro e da ICP-Brasil.Também repercutiu no mercado o lançamento do Selo de Ação Ética na Certificação Digital, uma iniciativa inédita da AARB com o objetivo de reforçar o compromisso das Autoridades de Registro com a excelência na prestação de serviços, boas práticas de gestão e negócios e com a responsabilidade socioambiental.“O segundo semestre foi o momento de organizar a casa para nos preparar para 2024. Realizamos o 4º Encontro das Autoridades de Registro do Brasil, onde foi lançado o Selo de Ação Ética na Certificação Digital, tivemos um Certforum de muito destaque e diálogos com o mercado, uma aproximação muito forte com o ITI e a Secretaria de Governo Digital e com as associações do nosso mercado, em especial com a ABES em ações junto ao governo federal para desoneração da folha, reforma tributária, dentre outros temas importantes”, lembra Prates“2024 é um ano de retomada de crescimento da associação, de aproximação com os associados, renovação e de eleições para diretoria. Temos um grande futuro e um bom trabalho em prol da certificação digital”, completa o presidente da AARB.Confira a seguir os principais destaques desta segunda parte da Retrospectiva 2023 da AARB.

Jorge Prates é o novo presidente executivo da AARB

Diretor jurídico da Associação desde 2017, Prates assumiu o cargo no dia 1º de julho de 2023


Presidente executivo da AARB realiza visita ao ITI em Brasília

Em sua primeira visita ao Instituto como presidente da Associação, Jorge Prates reafirmou compromisso da entidade com o mercado de certificado digital e na defesa da ICP-Brasil como identidade segura nas transações digitais


AARB e demais entidades demonstram preocupação com aumento de carga tributária no setor de TI

Entidades do setor de serviços digitais divulgaram manifesto sobre o texto da Reforma Tributária (PEC 45/2019)


Em iniciativa inédita, AARB lança Selo de Ação Ética na Certificação Digital

Lançamento ocorreu durante o 4º Encontr[AR] em São Paulo, que contou também com palestra sobre reforma tributária


Reforma tributária: “É preciso colocar o setor de TI em um regime diferenciado”

Diretor Jurídico da ABES fez o alerta durante o 4º Encontro das Autoridades de Registro do Brasil, realizado em São Paulo pela AARB


AARB participa de reunião com o ITI para modernizar o sistema de certificação digital ICP-Brasil

O objetivo é modernizar o sistema de certificação digital e alinhar suas normas com as práticas internacionais.


Trocar certificado digital pelo login e senha é um risco grave aos dados do cidadão

Em entrevista exclusiva ao portal Convergência Digital, o presidente da AARB, Jorge Prates, advertiu que a adoção do sistema para o acesso de informações relevantes dos contribuintes é um passo atrás e um retrocesso perigoso, especialmente no quesito proteção dos dados.


Associados AARB esclarecem dúvidas sobre AR Eletrônica em live exclusiva

Diretor-presidente substituto do ITI, Maurício Coelho explicou e esclareceu dúvidas dos participantes


CertForum retorna ao modelo presencial com sucesso absoluto

Em sua vigésima edição, o evento, que contou com o apoio institucional da AARB, apresentou o que há de mais atualizado nos contextos da identidade civil nacional e da certificação e assinaturas digitais no Brasil.


AARB lança site do Selo de Ação Ética na Certificação Digital

Nova página já está no ar. Iniciativa inédita visa disseminar boas práticas de gestão e negócios e reforçar o compromisso das Autoridades de Registro com a boa prestação de serviços e com a responsabilidade socioambiental.


Reforma tributária é tema de encontro da AARB e entidades com parlamentares em Brasília

Evento demonstrou a importância do setor de tecnologia da informação para o crescimento do país


Fortalecimento do papel das Autoridades de Registro é tema de reunião entre a AARB e ANCert

Diretorias da AARB e da ANCert Certificação Digital reuniram-se para troca de experiências e reflexão sobre o cenário atual da Certificação Digital em nosso país, onde foram levantadas as potencialidades, perspectivas, riscos e o futuro, sempre primando pela defesa das Autoridades de Registro.


AARB reitera alerta do meio jurídico sobre a segurança da assinatura digital qualificada

Grandes bancas de advocacia recomendam o certificado digital da ICP-Brasil, que afasta a possibilidade de questionamento de autenticidade


Vice-presidente da AARB faz abertura da Conferência ABES 2023

Paulo Milliet Roque também é presidente da ABES, organizador do evento, que tem a AARB como apoiadora institucional. A conferência trouxe especialistas renomados que discutiram questões urgentes relacionadas à regulação tecnológica e políticas públicas no contexto da inovação.


Acessos aos serviços da Receita Federal mudam a partir de 1º de novembro

Fisco reconhece a vulnerabilidade de dados e aumenta a proteção. AARB recomenda o uso do certificado digital ICP-Brasil para acesso aos serviços e faz alerta sobre os cuidados no compartilhamento da ferramenta.


II Seminário Identidade Brasileira trouxe boas notícias ao Brasil

 “II Seminário Identidade Brasileira – CIN – IDentidade e cIDadania” contou com o apoio institucional da AARB.


Receita Federal implementa segunda etapa de medidas de segurança

O presidente-executivo da AARB, Jorge Prates, lembrou que as medidas adotadas pela Receita Federal vem de encontro com a preocupação com os crescentes ataques hackers e vazamentos de dados.


Secretaria de Governo Digital atende pleito da AARB

Ajustes na plataforma Gov.br eram necessários devido ao acesso de dados sensíveis com e-CNPJ


AARB debate pautas importantes com o ITI

Publicidade irregular, Carteira de Identidade Nacional (CIN) e fortalecimento do mercado de certificação digital foram temas do encontro


AARB visita Autoridades de Registro em Goiânia

Presidente executivo, Jorge Prates visitou as ARs Certifid e Soluti e ouviu suas demandas e perspectivas e visão de mercado para 2024.

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One