Notícias

Rio Claro implantará certificação digital nos atestados médicos para evitar fraudes

Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro-SP emite nota de esclarecimento. Toda a questão teve início após a denúncia de comercialização dos atestados, o que teria anúncio até nas redes sociais.

Pixabay

Nesta terça, a Fundação determinou o recolhimento blocos timbrados utilizados para emissão de atestados médicos, que passam, agora, a ser emitidos por sistema informatizado.

A Fundação informou que será implantada certificação digital e QRcode nos atestados médicos emitidos pelas unidades de saúde.

Veja a nota completa abaixo.

“A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro esclarece que, na segunda-feira (25), ao ser informada sobre a denúncia, imediatamente tomou providências necessárias para esclarecer a situação e evitar fraudes. A Fundação de Saúde registrou boletim de ocorrência para que as autoridades policiais façam a investigação dos fatos. A fundação também deu início a processo administrativo para apuração interna do assunto. Nesta terça-feira (26) estão sendo recolhidos todos os blocos timbrados até então utilizados para emissão de atestados médicos. Os atestados, já a partir desta terça-feira, passaram a ser emitidos por sistema informatizado, com cópia impressa disponibilizada para o paciente. Nos próximos dias será implantada certificação digital e QRcode nos atestados médicos emitidos pelas unidades da Fundação de Saúde. A Fundação Municipal de Saúde reforça que os atestados médicos continuam sendo emitidos, sem que haja prejuízo aos pacientes. Para esclarecer eventuais dúvidas sobre a legalidade de atestados médicos, a Fundação de Saúde disponibiliza o e-mail verifica.atestadorc@saude.rc.sp.gov.br, que está publicado no site da Fundação de Saúde.

Rio Claro, 26 de julho de 2022”.

 

Fonte: Prefeitura de Rio Claro

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One