Notícias

Registrato, do Banco Central, será acessado via Gov.br

Acesso será único a partir de 1º de fevereiro de 2023 e pode ser feito com certificado digital ICP-Brasil

Imagem: Banco Central

A partir de 1º de fevereiro de 2023, o acesso ao sistema Registrato será feito exclusivamente pela conta gov.br, a mesma que o cidadão já utiliza em vários sistemas do BC e nos demais serviços eletrônicos do governo. 

O objetivo da mudança é unificar o acesso da sociedade a todos os serviços do Governo Federal, trazendo mais comodidade para o cidadão. A alteração foi implementada com a publicação da Resolução BCB nº 245, de 14 de setembro de 2022, que revoga a Circular nº 3.728 e a Carta-Circular nº 3.680, ambas de 2014. 

Entre outras opções, o sistema Registrato permite a consulta a informações sobre empréstimos que a pessoa tenha em seu nome, sobre seus relacionamentos no sistema financeiro e quantas chaves Pix têm cadastradas. 

Uma vez que a descontinuidade do login próprio do Registrato ocorrerá apenas em fevereiro de 2023, os usuários do sistema Registrato que ainda não possuem conta gov.br terão tempo suficiente para efetuar esse cadastramento. O cadastro na conta gov.br é gratuito e pode ser realizado a qualquer tempo de forma rápida e simples aqui.

“Desde o início do ano, a maioria dos usuários já utiliza seu login na conta gov.br para acessar os sistemas do BC. Até fevereiro do ano que vem, aqueles que ainda não possuem conta gov.br poderão continuar acessando pelo login próprio do Registrato, mas vamos estimular as pessoas físicas e jurídicas a criarem o quanto antes sua conta gov.br”, disse Carlos Eduardo Gomes, chefe do Departamento de Atendimento ao Cidadão (Deati) do BC. 

Até a desativação do atual login próprio do Registrato, devidamente substituído pela conta gov.br, o Banco Central utilizará todos os seus canais de comunicação para melhor informar a população sobre essa mudança. 

Mais usado

O BC observou que, de fevereiro a junho de 2022, os usuários preferiram a conta gov.br para acessar os sistemas do Banco, mesmo quando havia outras opções disponíveis. Por exemplo, a conta gov.br foi utilizada em 97% dos acessos ao Fale Conosco, em 94% para o Protocolo Digital e 82% no caso do Registro Declaratório Eletrônico – Investimento Estrangeiro Direto.

O acesso ao Registrato exclusivamente por meio da conta gov.br a partir de fevereiro de 2023 faz parte de um movimento mais amplo, que fará com que o acesso aos demais sistemas do BC que exigem identificação para a segurança das informações pessoais passem a ser realizados apenas pela conta gov.br. 

Saiba mais sobre o Registrato.

Saiba mais sobre a conta gov.br.

Com informações do Banco Central

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One