Notícias

Prefeitura de Goiânia promove capacitação de mais 134 servidores para uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Turma de 134 servidores administrativos da Servidores da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa passam por capacitação para uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI): conectado ao Portal da Transparência, sistema cria condições adequadas para produção e uso de informações ao aprimorar a segurança e confiabilidade dos dados/Foto: Sedec

Servidores da área administrativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec) iniciaram, na segunda-feira (13/06), capacitação para uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A formação segue até 21 de junho, período no qual aprofundarão seus conhecimentos sobre gestão documental, facilitando o acesso de servidores e cidadãos às informações institucionais.

Ao todo, são 134 servidores distribuídos em cinco turmas. A formação é ministrada por técnicos da Secretaria Municipal de Administração (Semad), conforme anunciado em lançamento do sistema, no mês de abril. Na formação, são mostradas as funcionalidades e ferramentas do sistema, a fim de permitir que os usuários tomem conhecimento da segurança e transparência proporcionadas pelo ambiente.

O secretário da Sedec, Silvio Sousa, lembra que o objetivo do SEI é assegurar a eficiência, eficácia e efetividade da ação governamental, bem como promover agilidade, segurança e economia. “Por isso, a formação deve capacitar os servidores que atuam na gestão documental para utilizar o sistema e, assim, estender seus benefícios à administração e ao cidadão a quem prestamos atendimento”.

O Sistema Eletrônico de Informação (SEI) tem, entre suas principais características, a substituição do papel pelo suporte digital para documentos institucionais, simplificação do atendimento ao usuário e agilidade na tramitação de processos.

Por facilitar o acesso às informações, também atualiza a comunicação dos processos em tempo real. Assim, cria condições adequadas para produção e uso de informações ao aprimorar a segurança e confiabilidade dos dados, uma vez que é conectado ao Portal da Transparência.

O que é o SEI

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi instituído por meio do Decreto Municipal nº 4.456/2021 e permite a gestão eletrônica dos processos e documentos oficiais. Com ele, cidadãos e servidores públicos consultam processos ou encaminham documentação de forma rápida, segura e econômica.

O sistema facilita o acesso à informação, diminui a burocracia e aumenta a produtividade. Suas funcionalidades incluem a produção, edição, assinatura e tramitação digital de documentos e processos administrativos, que podem ser acessados de qualquer lugar, desde que o usuário tenha conexão à Internet. Na prática, a administração pública ganha em eficiência, economia e transparência.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec) – Prefeitura de Goiânia

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One