Notícias

Prefeitura de Campos (RJ) avança na implantação do Programa Campos Digital

O SUAP é um software público e gratuito. A iniciativa é mais um passo no processo de digitalização da prefeitura

Foto: César Ferreira

Por: Angélica Paes

A Prefeitura de Campos deu mais um passo para a implantação do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP, nos órgãos públicos. Foi publicado nesta quarta-feira (28), no Diário Oficial do Município, o decreto 174, que dispõe sobre o uso do sistema. O decreto oficializa a implementação do SUAP nos órgãos vinculados à Prefeitura considerando os princípios da segurança, transparência e economicidade. 
 
A utilização tem como objetivo ampliar a sustentabilidade ambiental, com a redução do uso de papel, por meio do uso da tecnologia da informação e da comunicação, além de facilitar o acesso do cidadão aos documentos e processos da administração pública.
 
Com o meio eletrônico, vai ser possível realizar a edição, assinatura, indexação, tramitação e arquivamento dos documentos oficiais e dos processos administrativos. De acordo com o decreto, o acesso ao SUAP ocorrerá de forma ininterrupta e transparente, exceto em caso de indisponibilidade do meio eletrônico cujo prolongamento cause danos relevantes à celeridade dos processos, ficando assegurado o sigilo dos documentos e informações cuja divulgação possa colocar em risco a segurança do indivíduo ou da administração pública.
 
A implantação do Sistema está ocorrendo de forma gradativa nos órgãos, a fim de garantir a adaptação e manutenção efetiva das atividades. A iniciativa é mais um passo no processo de digitalização da prefeitura: o Programa Campos Digital.
 
O SUAP é um software público e gratuito, desenvolvido por analistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), com o qual a Prefeitura de Campos assinou um convênio de cooperação em dezembro do ano passado, desde então, um grupo de estudo foi formado e os servidores vêm passando por treinamentos e monitoria.
 
Em maio, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos emitiu o primeiro documento por meio do SUAP. “Com esse novo sistema, vamos otimizar tempo e tornar a tramitação do fluxo destes processos mais célere, além de gerar economia e preservar o meio ambiente porque estaremos economizando papel também. A Campos que todos nós queremos é uma cidade moderna, tecnológica, propositiva, ágil, eficiente, participativa, conectando pessoas e ideias para gerar crescimento, empregos e inclusão social”, afirma o secretário da pasta, Wainer Teixeira.

Fonte: Prefeitura de Campos

 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One