Notícias

Nova versão do PJeOffice permite divisão de arquivos e amplia compatibilidade com Windows, MacOs e Linux

Totalmente remodelada, atualização foi desenvolvida pelo TRF3 e garante maior segurança e rapidez para usuários

Pixabay

O programa PJeOffice ganhou nova versão, denominada PJeOffice Pro, que permite a divisão de arquivos, maior compatibilidade com sistemas operacionais Windows, MacOs e Linux, além de acrescentar “funções de escritório”, e melhorias de usabilidade, eficiência, estabilidade e segurança.

O software é disponibilizado gratuitamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para acesso ao sistema PJe, permitindo logar ao sistema via certificado digital e a assinatura eletrônica de documentos. É destinado tanto a servidores e membros do Poder Judiciário, quanto a advogados, procuradores, defensores públicos, membros do Ministério Público, peritos, tradutores e intérpretes.

A atualização da ferramenta foi desenvolvida pela Comissão Local de Segurança da Informação (CLSI) do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e adotada em 2024 como versão nacional, substituindo o PJeOffice, após decisão do CNJ.

Para o juiz federal Felipe Raul Borges Benali, coordenador do grupo responsável pela atualização, o trabalho é resultado da rede colaborativa de governança do PJe, sob a liderança do CNJ, permitindo que o programa fosse testado por tribunais de diversos ramos da Justiça.

“Recebemos colaborações relevantes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Os órgãos nos auxiliaram a aperfeiçoar a compatibilidade, com fluxos específicos e certificados digitais que ainda não tínhamos mapeado”, aponta.

Funcionalidades de destaque

O magistrado aponta cinco grandes áreas de melhorias do PJeOffice Pro.

A primeira é o acréscimo de inúmeras funções de escritório, úteis para o dia a dia dos usuários do Poder Judiciário, como a capacidade de unir e dividir PDFs.

“Com apenas um clique, é possível dividir um PDF a cada 10MB, facilitando o protocolo nos sistemas processuais”, exemplifica.

Segundo o magistrado, quanto aos arquivos de vídeo, além de dividi-los, ainda é possível otimizar o tamanho, o que facilita a juntada de audiências gravadas e economiza espaço de armazenamento nos servidores dos sistemas processuais.

“Estas operações podem ser feitas em PDFs e vídeos de tamanhos substanciais (da ordem de gigabytes). E tudo é muito rápido, pois é feito no próprio computador do usuário, sem precisar fazer upload dos arquivos para a internet”, acrescenta.

O segundo destaque fica por conta da facilidade de uso. As telas do programa foram desenhadas com a experiência do usuário em mente, tornando atividades como adicionar um novo certificado digital (ou substituir um certificado, quando o antigo vencer) muito mais simples.

O terceiro fica por conta da velocidade. “Alguns usuários precisam fazer assinaturas em lote (por exemplo, magistrados assinam em lote decisões de sobrestamento de processos repetitivos), e o PjeOffice Pro acelerou substancialmente essas assinaturas.”

A ampla compatibilidade do programa é o quarto destaque. O PJeOffice Pro funciona em computadores com sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS (inclusive com os antigos chips Intel e os novos Apple Silicon M1/M2/M3).

“Além disso, a ferramenta se comunica com a maioria dos modelos de token/smart cards do mercado (certificados A3), e também há suporte total para certificados A1 (arquivo), incluindo a memorização da senha quando das assinaturas em lote.”

Por fim, o quinto destaque está relacionado à segurança. “O PJeOffice Pro incorpora o que há de mais moderno nesta área, aperfeiçoando a versão anterior”, conclui.

Grupo de trabalho

Ao longo de dois anos, a CLSI desenvolveu o projeto PJeOffice Pro, com reconhecimento das qualidades do novo programa pela equipe de Tecnologia da Informação do CNJ. Felipe Benali conta que o TRF3 já vinha colaborando em melhorias para a versão anterior.

“O desenvolvimento foi capitaneado pelo servidor Leonardo de Lima Oliveira, da Subseção de Dourados/MS, e, conforme o projeto progredia, outras áreas do Tribunal foram chamadas a participar, como a Subsecretaria de Sistemas Processuais e a Assessoria de Gestão de Sistemas de Informação”, relata.

Como instalar

Há duas formas de adquirir o PJeOffice Pro. A primeira é acessando o site do PJeOffice e baixando diretamente o programa. Caso o usuário já tenha o PJeOffice antigo no computador, o programa fará a desinstalação automática, durante o processo de instalação.

A segunda forma é através da atualização automática, para quem já tem o PJE Office antigo instalado, bastando seguir as instruções nesta página.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3   

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One