Notícias

Mais de 130 órgãos e entidades já implantaram o Tramita.GOV.BR

Plataforma viabiliza a tramitação dos processos e documentos administrativos eletrônicos entre diferentes sistemas
Pixabay

O Tramita.GOV.BR alcança a marca de 130 órgãos e entidades públicas que já implantaram a plataforma. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal) é a mais recente entidade a implantar, neste mês de novembro, a plataforma digital de comunicação entre Sistemas de Processos Administrativos Eletrônicos (SPE) que viabiliza a tramitação de processos e documentos administrativos, trazendo mais agilidade, segurança e economia às organizações.

A plataforma permite que o trâmite de processos e documentos seja realmente 100% digital, além de diminuir os custos financeiros e ambientais, pois elimina gastos com impressão, armazenamento e envio físico dos processos entre órgãos e entidades.

A infraestrutura do sistema é centralizada pelo Ministério da Economia e é mantida pelo Departamento do Processo Eletrônico em Rede da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia. A plataforma permite o trâmite de processos entre diversos sistemas, tais como: Sistema Eletrônico de Informações (SEI); Sistema AGU de Inteligência Jurídica (Sapiens); Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos (e-DOC); Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac Protocolo); e Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), dentre outros.

O Tramita.GOV.BR foi regulamentado pela  Portaria nº 9.412, de 26 de outubro de 2022, do Ministério da Economia.

Para conhecer a lista de órgãos que já aderiram à plataforma, acesse o portal do Processo Eletrônico Nacional (PEN).

Como aderir

Órgãos do poder Executivo federal – Solicitar acesso ao Tramita.GOV.BR.

Outros poderes e esferas – A assinatura do Termo de Adesão presente como anexo da Portaria supracitada. O envio do Termo de Adesão anexado no campo Documento Comprobatório por meio da solicitação de acesso ao Tramita.GOV.BR. 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One