Notícias

Mais da metade dos beneficiários do Executivo federal realizaram prova de vida de forma digital

As novas tecnologias vêm atraindo cada vez mais servidores aposentados, pensionistas e anistiados civis que buscam agilidade, comodidade e segurança no momento da comprovação
 
Pixabay

Há pouco mais de um ano, em maio de 2021, os servidores públicos federais aposentados e os pensionistas do poder Executivo federal civil passaram a contar com canais digitais oferecidos pelo governo federal, para a realização da prova de vida. De lá para cá, já foram registradas 368,4 mil provas de vidas efetuadas remotamente, o que representa 51% dos cerca de 721 mil aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Executivo federal que precisam provar que estão vivos todos os anos, no mês do aniversário, para não ter o pagamento suspenso.

Alternativamente ao comparecimento a uma agência bancária, os beneficiários com biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) podem realizar a prova de vida digital pelo aplicativo GOV.BR, no celular ou tablet.

Os servidores aposentados e pensionistas que são correntistas do Banco do Brasil também dispõem do Analytics, um sistema desenvolvido pelo próprio banco para confirmar a prova de vida de forma automatizada e proativa, dispensando a necessidade de qualquer procedimento por parte do beneficiário. A solução digital faz uma varredura em alguns tipos de interações entre os beneficiários e o Banco do Brasil. Uma vez identificada determinada interação, os beneficiários são informados, via mensagem de SMS, aplicativo de celular ou terminais de autoatendimento do banco, que sua prova de vida foi efetivada e que estará vigente até o próximo período.

Para consultar a situação da prova de vida e obter o seu comprovante, independentemente do canal em que foi realizada a comprovação, os servidores aposentados e pensionistas devem acessar o SOUGOV.BR. A plataforma digital foi desenvolvida pelo governo federal há pouco mais de um ano, exclusivamente para servidores públicos federais. Cerca de 500 mil aposentados e pensionistas, ou 70% dos beneficiários do Executivo federal, já são usuários do SOUGOV.BR e têm 41 serviços digitais disponíveis na palma da mão. Somente a funcionalidade prova de vida teve mais de 2,5 milhões de acessos desde que foi lançada, em maio do ano passado.

Saiba como acessar o SOUGOV.BR.

Fonte: Governo Federal

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One