Notícias

Jucemg adota novas tecnologias e simplifica registro empresarial

Certificado Digital para assinatura de atos por meio eletrônico passa a ser aceito em nuvem

Em mais um passo de seu projeto de melhorar a qualidade dos serviços de atendimento aos usuários, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) traz novidades com relação à assinatura de atos por meio eletrônico do Certificado Digital e a geração de formulário de declaração de autenticidade.

A partir desta sexta-feira (4/9), o Certificado Digital utilizado na Jucemg para assinatura de atos por meio eletrônico passa a ser aceito na modalidade “em nuvem” ou Cloud,  com a mesma validade jurídica e total segurança.

O certificado digital em nuvem dispensa a utilização de mídia física (Token ou Smartcard). O usuário poderá acessar o sistema de qualquer computador ou de um dispositivo móvel (celular ou tablet) para assinar documentos. Dessa forma, a tecnologia permite que o acesso possa ser feito de qualquer lugar, 24 horas por dia, sete dias por semana o que facilita ainda mais o Registro Digital.

Na tela de assinatura de documentos no Portal de Serviços já está disponível a opção de assinatura com “Certificado Digital em Nuvem”, com as opções de provedores. O usuário terá apenas de selecionar e seguir os passos indicados pela certificadora. Caso a certificadora do usuário ainda não esteja disponível, ele deverá enviar as informações da mesma para o Fale Conosco da Jucemg.

Declaração de Autenticidade também tem novidades

Também com o objetivo de oferecer maior comodidade aos usuários, a Jucemg está disponibilizando, a partir desta sexta-feira, no Sistema de Registro Digital, para preenchimento e posterior geração automática do formulário, a declaração de autenticidade. Essa declaração acompanha os documentos apresentados em cópia simples, que deverá ser assinada digitalmente por advogado, contador ou técnico de contabilidade, conforme previsto no § 3º do artigo 63 da lei 8.934.

Juntamente com a declaração de autenticidade deve ser apresentada a cópia simples da carteira profissional ou certidão de regularidade, emitida pelo respectivo Conselho.

Desde o começo do ano passado, a nova gestão da Jucemg está empenhada na atualização tecnológica dos seus sistemas, permitindo inovações, novos projetos e ampliação dos serviços.

Os procedimentos que estão sendo adotados agora são resultado da conclusão, no final do mês passado, do processo de migração dos sistemas da Junta para o Datacenter da Prodemge, um ambiente mais moderno, com mais recursos e funcionalidades. Essas iniciativas têm acarretado a evolução do registro empresarial, trazendo mais segurança, rapidez e simplificação ao processo.

Secretaria da Fazenda de Minas Gerais

 

 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One