Notícias

Jucema é a primeira do país a descartar documentos originais já digitalizados

Presidente da Jucema, Sérgio Sombra, informou que o procedimento é mais uma etapa do processo de desburocratização do registro empresarial – Foto: Divulgação

Aproximadamente quatro toneladas de documentos já digitalizados pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema) foram descartadas pelo órgão. A ação consolida a última etapa do processo de digitalização dos atos empresariais arquivados na Jucema. O cumprimento da meta também posiciona o órgão como a primeira junta comercial do país a concluir essa etapa da desburocratização do registro empresarial.

A eliminação dos documentos mercantis está prevista em vários dispositivos legais a exemplo da Lei N° 13.874/19, também conhecida como Lei de Liberdade Econômica, e da Lei N° 8.934/94. Em linhas gerais, o descarte do acervo cumpriu uma série de requisitos e somente será concretizado após os documentos estarem microfilmados e contendo fidedignidade, confiabilidade, integridade, e autenticidade dos seus originais, ou seja, com os mesmos efeitos legais dos documentos em papel.

De acordo com o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, para a realização do descarte dos documentos mercantis já digitalizados é necessário que todos os requisitos previstos nas leis e instruções normativas sejam criteriosamente cumpridos pela Jucema, além disso todo procedimento contou com a aprovação do colegiado de vogais da Junta Comercial. 

“Concluir essa etapa é mais um passo importante na nossa jornada de simplificação e modernização dos serviços. Soma-se a isso outros grandes benefícios como a redução de custos de armazenamento e dos espaços físicos para a guarda de papéis, aumento da transparência, mais rapidez na acessibilidade à informação, avanço na modernização tecnológica, contribuição à sustentabilidade ambiental e mais segurança e facilidade no manuseio dos arquivos”, destacou o presidente Sérgio Sombra. 

Antes da eliminação dos documentos, a Jucema realizou chamadas por meio de editais estabelecendo o prazo de 30 dias, a contar da publicação no Diário Oficial do Estado, para que os interessados solicitassem o resgate dos documentos. Vale destacar que os registros considerados históricos continuarão a ser preservados no acervo do órgão, mesmo após digitalizados.

Jucema 100% Digital

A conversão do arquivo do meio físico para o meio digital foi iniciada em 2015 na Jucema e contemplou a digitalização de mais de 10 milhões de laudas, permitindo que desde 2019 o órgão realize todos os procedimentos do registro empresarial totalmente online por meio da plataforma Empresa Fácil. 

No total, 217 municípios maranhenses são atendidos pelo programa que permite que a abertura de empresas seja realizada em até 2 horas na Junta Comercial do Maranhão.

Com informações do Governo do Maranhão

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One