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Jornais online diminuem custo de empresas com publicação legal

Com liberação para publicar balanços e editais em meios digitais, empresários também conseguem ter mais agilidade com documentos legais

Redação Folha Vitória

Mais economia e agilidade na hora de publicar balanços e editais de empresas no Estado. Ainda mais em tempos de isolamento social e de recomendação de autoridades para evitar aglomerações. A Junta Comercial do Estado aprovou uma resolução que permite publicações legais em jornais online. Além de não exigir presença física para esse tipo de publicação, o uso de jornais online representa redução de custo e confiabilidade para este tipo de documento.

“Temos que nos adaptar aos tempos modernos e à tecnologia. É mais barato, mais eficiente e além disso diminuímos as atividades presenciais na Junta Comercial, que inclusive já passa por um processo de modernização, com processos digitalizados”, afirma o presidente da Junta Comercial, Carlos Roberto Rafael. 

Carlos ressalta que a medida vale para jornais devidamente registrados e que tenham confiabilidade. Assim, além dos custos reduzidos, será possível dar mais agilidade na disponibilização dos dados. 

A publicação de balanços e editais de empresas em jornais online deve seguir algumas normas. O material deve ficar disponível para consulta por, no mínimo, 60 meses. Além disso, o veículo deve ter atualização diária e ser registrado em órgãos públicos.

Hoje, o Estado tem 166.749 empresas ativas, entre todas as categorias. As empresas que precisam, necessariamente, fazer publicações legais são as sociedades anônimas (S/A) e as cooperativas. Atualmente, são 1.450 empresas ativas desses segmentos no Espírito Santo.

“As pessoas poderão ter acesso às informações de empresas de onde estiverem, pois estará tudo disponível no meio digital. Acabou aquela coisa de ir a uma cidade, procurar em arquivos de papel o balanço ou o edital de uma empresa. Com a resolução, você pode acessar de qualquer lugar. É muito mais ágil, fácil e simples”, disse Rafael.

O empresário Heverson Felipe Tomé de Almeida, da Aha Comunicação, especializada em publicações legais, afirma que a possibilidade de publicar balanços e editais em jornais online é uma evolução. “Somos uma empresa com sete anos de mercado e essa mudança é o futuro. Deixamos de ter necessidade do processo com impressão no papel porque a tecnologia evoluiu muito nos últimos anos. Temos veículos confiáveis, com tecnologia e acesso rápido e fácil à informação”, afirma o empresário.

Heverson também citou o momento de pandemia como propício para realizar negócios de forma digital. “Diminui o custo durante esse período em que as empresas estão paradas. Além disso, com as medidas adotadas pelo governo de postergar prestações de contas, dá tempo de o empresário se organizar para deixar os documentos em dia”.

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