Notícias

ITI, UFSC e Inmetro assinam Protocolo de Intenções durante workshop com Mercosul

Na quinta-feira (24/03), durante o WorkShop com o Mercosul: Padrões e Tecnologias da ICP-Brasil, que acontece na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi assinado um Protocolo de Intenções, celebrado entre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a UFSC e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O Protocolo de Intenções visa desenvolver mecanismos de apoio à implantação da estrutura de certificação digital para objetos metrológicos, com o objetivo de eliminar fraudes, conferir segurança e possibilitar a disponibilização de novos serviços para instrumentos de medição regulamentados pelo Inmetro.

Entre outras tratativas, o Protocolo pretende criar um ambiente tecnológico que permita às entidades envolvidas experimentar e desenvolver novas tecnologias e implementar ações de fomento ao uso de novas tecnologias de criptografia e segurança computacional, com foco em objetos metrológicos, Internet das Coisas (IoT) e redes blockchain.

Visa ainda possibilitar o uso de certificação digital para o desenvolvimento de novos serviços em metrologia legal e avaliação da conformidade de produtos e serviços, de forma a modernizar a fiscalização sob competência do Inmetro.

Assinado Memorando de Entendimento entre Brasil e Argentina

Na mesma ocasião, o ITI e a Subsecretaria de Innovación Administrativa de La Secretaría de Innovación Tecnológica del Sector Público de la Jefatura de Gabinete de Ministros da Argentina, assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) com o intuito de viabilizar a implementação e o cumprimento do Acordo de Reconhecimento Mútuo de Certificados de Assinatura Digital do Mercosul.

O acordo assinado na Reunião de Cúpula dos Chefes de Estado, realizada em 2019 em Bento Gonçalves (RS), além de viabilizar o intercâmbio de documentos e transações eletrônicas entre os países do bloco, permite a adesão de países associados.

Fonte e imagem: ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One