Na última terça-feira, dia 04 de junho, representantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) reuniram-se na sede do CNPq, em Brasília, para estabelecer uma agenda de cooperação para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico com impacto nos serviços de governo eletrônico e na cidadania digital.
No encontro estiveram presentes representando o Instituto o Diretor-Presidente, Enylson Camolesi e o Coordenador Geral de Inovação, Cooperação e Projetos, Joelmo Oliveira, e representando o CNPq marcaram presença o Presidente, Ricardo Galvão, o Diretor Científico, Olival Freire Júnior, e a Diretora de Cooperação Institucional da entidade, Dalila Oliveira.
A articulação entre o ITI e o CNPq reedita iniciativas como o Programa João de Barro, que no início dos anos 2000 tornou o Brasil um dos poucos países que detém autonomia tecnológica para a produção de hardware e software de criptografia avançada, levando à criação da Autoridade Certificadora Raiz da Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP-Brasil).
A reunião teve como encaminhamento a mobilização da comunidade científica nacional em torno de projetos que garantam a manutenção da autonomia científica e tecnológica brasileira em seus projetos de cidadania digital. Tratou-se, na oportunidade, da necessidade de desenvolvimento e inovação tecnológica para a manutenção e integração das bases de dados que suportam a Carteira de Identidade Nacional, os serviços de assinatura eletrônica e a emissão segura de certificados digitais. O ponto alto da reunião teve como tema a priorização dos esforços nacionais para o desenvolvimento científico e tecnológico de criptografia quântica e para a produção de algoritmos resistentes à computação quântica.
O ITI e o CNPq formalizarão as iniciativas conjuntas por meio de um Acordo de Cooperação Técnica a ser firmado nos próximos meses.
Fonte: ITI