Notícias

Ipem-SP recebe bomba medidora de combustíveis que dificulta fraudes eletrônicas no abastecimento

Certificação digital das informações que estão constando na bomba evitam fraudes eletrônicas

Divulgação

O superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, recebeu na quinta-feira, 6 de julho, do diretor geral da Dover Fueling Solutions no Brasil, Stelmo Carneiro, a doação de uma bomba medidora de combustível conforme o novo regulamento técnico que dificulta fraudes eletrônicas, para uso em treinamento das equipes de fiscalização da instituição. 

Na ocasião, o superintendente ressaltou a importância desse avanço pioneiro no âmbito tecnológico para a instituição e a sociedade, frente ao combate de fraudes eletrônicas. Reforçou ainda o objetivo de continuar buscando e estabelecendo parcerias entre o Ipem-SP e a indústria, afim de trabalhar por melhorias de qualidade e acessibilidade de produtos e serviços que correspondem ao campo de atuação da autarquia. 

Para Guerson a nova bomba é fruto da modernidade, da tecnologia. “Temos um regulamento novo que falo, seguramente, é o mais moderno que existe no mundo a respeito de bombas de combustível. Ele traz uma importante inovação que é a certificação digital das informações que estão constando nessa bomba para evitar fraude eletrônica ou na colocação de chip.” 

“Ter essa bomba mais moderna do mundo no laboratório do Ipem-SP, que faz análise, treinamento e capacitação, para fiscais espalhados pelo Brasil, os habilita para que no Brasil inteiro se faça a fiscalização adequada que essa nova tecnologia permite”, ressalta o superintendente. 

Entre as mudanças da nova bomba medidora de combustíveis estão a assinatura digital criptografada das informações movimentadas entre o medidor e componentes eletrônicos da bomba; a exigência de um compartimento fora da área lacrada para que o sistema de automação e outros periféricos do posto sejam conectados e; uma porta de comunicação bluetooth para que o consumidor verifique o abastecimento. O instrumento segue o conteúdo da portaria Inmetro 227/2022. 

A bomba fará parte do Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologia Antifraude do Ipem-SP, que é responsável pelo treinamento das equipes de fiscalização do Estado de São Paulo e do país. 

O evento recebeu representantes da área, entre eles, sindicatos, institutos voltados ao setor de combustíveis, imprensa especializada, equipes de fiscalização do Ipem-SP, e engenheiros da Dover, fabricante e empresa atuante no segmento de combustíveis. 

Fonte: Ipem-SP 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One